terça-feira, 27 de agosto de 2013

Compartilhe o Tecnologia que Interessa! nas redes sociais (agora mais fácil que nunca)!

Agora ficou ainda mais fácil compartilhar o que achar de mais interessante no Tecnologia que Interessa!

Com o Markerly e a "mágica" do Javascript (cada vez sou mais fã da linguagem!), basta selecionar qualquer trecho de texto e vai surgir, automagicamente, uma lista de opções para compartilhar no "face", twitter ou mandar por e-mail.

Experimente selecionar o texto abaixo:

Host com até 320 cores e 4 TB de RAM no vSphere 5.5: http://blog.tecnologiaqueinteressa.com/2013/08/chegou-o-vsphere-55.html

Curtiu? Pois é! Compartilhar a Tecnologia que Interessa! nunca foi tão fácil :)
Fique atualizado com as novidades do blog e treinamentos EAD!

RSSE-MailIconIcon

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Chegou o vSphere 5.5!


Receba nosso boletim semanal!
Tecnologia que Interessa!


A VMware anunciou hoje o vSphere 5.5, que traz mais do mesmo (muito mais), o que não é ruim, e traz também algumas novidades bem interessantes. Vamos à lista do que mais me chamou a atenção:
  • Host com até 320 cores e 4 TB de RAM;
  • VMs com até 64 processadores (vCPUs);
  • Suporte à virtualização nativa do ESXi 5.5 (nested hypervisor);
  • Hot-pluggable SSD;
  • Aceleração gráfica para máquinas virtuais Linux;
  • Melhorias no vCenter: single sign-on, vSphere Web ClientvCenter Server Appliance Linux;
  • HA para aplicações (app-aware);
  • Big Data extensions (Hadoop da VMware, denominado Serengeti);
  • Discos de 62TB para máquinas virtuais;
  • Traffic filtering;
  • Suporte a HBAs FC de 16 Gbps;
  • Suporte a interfaces de rede 40 Gbps;
Confira o documento oficial, completo com as novidades, abaixo:

IconIcon

Livros que valem a pena (edição 2013 :)

dailylit

Vocês já conhecem minha relação com a leitura: viciado em informação, averso a papel. A solução já relatei aqui, mais de uma vez.

Me decepcionei com algumas leituras desde a última vez que falei do DailyLit, mas continuo "garimpando" coisas muito legais por lá. Pra dizer a verdade, está cada vez mais difícil dar conta dos feeds RSSalertas do Google e livros por e-mail :)

De todo modo, segue a lista das "aquisições" mais recentes:

MBA Mondays, de Fred Wilson

Fred é empreendedor e investiu em empresas como Twitter e Foursquare, e compartilha em 51 "episódios" o que aprendeu sobre negócios.

Flipping the Funnel, de Seth Godin

Seth é especialista em marketing e traz muitas lições interessantes sobre o funcionamento da "Web 2.0" e do marketing nesse contexto.

100 ways to succeed/make money, de Tom Peters

Tom Peters é um desses gurus de negócios que vive sendo citado nas redes sociais. É muito provável que já tenha visto alguma frase dele citada por aí, tipo "distinct... or extinct", algo como "se destaque ou seja extinto" (do mercado, claro!).

Já é o segundo livro dele que leio, mas confesso que o tom dele é um pouco "auto ajuda" demais pro meu gosto. Ainda assim, traz bastante informação útil.

É isso aí! Boa leitura aos maníacos do e-mail :)

RSSE-MailIconIcon

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Facebook e Google: altruístas da web ?

Balões e fibra ótica do Google, Internet para todos do Facebook. Iniciativas altruístas de empresas com compromisso social? Nada! Iniciativas estratégicas de empresas com visão de mercado, isso sim!

O Google sabe que controlar o tráfego da web é um ótimo negócio, e oferecer altas velocidades é o melhor caminho pra fazer o tráfego (e o lucro, por consequência) vir até ele.

O Facebook criou praticamente uma web dentro da web. A rede social tem notícias, entretenimento e negócios, e levar isso pra quem não tem nada é uma forma inteligente de "cativar" usuários de primeira viagem.

Portanto, fica a dica. A web é a maior plataforma de negócios do mundo capitalista, e se estas iniciativas têm um lado positivo e podem melhorar a vida de milhões de pessoas, isso não significa que seja a única e real intenção dos envolvidos.

RSSE-MailIconIcon

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Black Hat EUA 2013 traz farto material sobre as mais recentes ameaças à #segurança da informação

Black Hat

A Black Hat é uma das maiores (senão a maior) conferência sobre segurança da informação do mundo, tem edições na Europa e eventos até no Brasil. A conferência é sempre um momento importante do ano, onde falhas de segurança graves são reveladas e causam alvoroço mundo afora.

Desde 2008 trazemos informações sobre esta conferência, que neste ano não foi diferente, com apresentações detalhando formas de realizar os mais engenhosos ataques, de bisbilhotar a vida da vizinhança a comprometer sistemas de energia, dispositivos móveis e equipamento médico. Além, é claro, de uma lista extensa de técnicas e contramedidas para detectar e combater todo tipo de ameaça.

Na seção de arquivos da conferência deste ano nos EUA é possível encontrar vídeos, white papers, apresentações e transcripts das dezenas de apresentações com os mais diversos temas. Material farto pra quem se interessa por segurança da informação.

UPDATE! Não poderia deixar de destacar a apresentação sobre a vulnerabilidade do HTTPS, que você confere na íntegra abaixo:

RSSE-MailIconIcon

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Fuja do Obama com um app de VPN

Depois que Snowden jogou caca no ventilador (e na cara de Obama), não se fala em outra coisa. Privacidade pra cá, privacidade pra lá. Se você é daqueles que, como eu, mesmo não tendo nada a temer, se sente incomodado com a idéia de alguém te espionando, seus problemas acabaram!*

O Hotspot Shield VPN é o aplicativo android mais bem avaliado e mais usado quando se trata de VPN. Se ele não garante anonimato absoluto (segredo: ninguém garante!), ao menos oferece o conforto de saber que sua conexão está criptografada e que, no mínimo, vai dar mais trabalho obter suas informações, seja pra que uso for.

Com o Hotspot Shield VPN, é possível não apenas aumentar a segurança dos dados trafegados a partir do seu smartphone ou tablet, mas também acessar serviços que são comumente bloqueados em terras tupiniquins, a exemplo dos 10 sites mais bloqueados do mundo.

O uso do aplicativo é ridiculamente simples: acione, pressione "Protect my connection" e pronto!

Veja o que diz a propaganda do app na Google Play:

World's most popular VPN with over 150 million downloads. Try it for FREE!
* Unblock any websites – unblock YouTube, unblock Facebook, and others such as Hulu, Netflix and BBC where it is blocked
* Give unrestricted access to mobile VOIP and messaging services such as Skype and Viber anywhere
* Secure your mobile WiFi connection with HTTPS encryption
* Prevent hackers from stealing your private information
* Browse the web privately & anonymously
* Compatible with Android OS version 2.x and 4.x

Recommended by CNET, PC WORLD, CNN and PC Magazine.
★★★★★ “You'll notice the difference in Web page loading times. We liked the fact that Hotspot Shield cut down average loading times by more than 30 percent,” CNET
★★★★★ “By using VPN technology to encrypt all traffic….Hotspot Shield protects all digital communication including browsing, e-mail, text messaging, and communication by apps,” PC Magazine
★★★★★ "If you're concerned about threats like Firesheep or you know how easy it is to sniff out passwords and cookies, you may want to give the app a try," Lifehacker

Achei surpreendente a melhora no desempenho de acesso a páginas web notada pela CNET, pois a expectativa natural é que haja queda de desempenho. Aliás, esta foi minha percepção. Embora a navegação seja viável, notei um atraso maior no acesso a algumas páginas. Mas estava usando o plano gratuito do aplicativo, que talvez não tenha sido o mesmo que a CNET testou.

Outra coisa que é importante destacar se refere às redes 0,5 G que temos no Brasil. Em alguns casos (tá bom, muitos!) é simplesmente inviável utilizar o HSV através da rede da operadora de telefonia, especialmente se for a TIMganei. O aplicativo não consegue estabelecer a conexão e a criptografia não é ativada.

Ainda assim, recomendo a instalação do app, e se tiverem outras sugestões do tipo, fiquem à vontade!

Pra quem quer outros tipos de proteção, vale conferir os aplicativos e extensões para aumentar a segurança e desempenho da sua navegação.

* a menos que a ferramenta tenha sido desenvolvida pela NSA :)

RSSE-MailIconIcon

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Aprenda inglês com seu smartphone

Depois que escrevi sobre apps que lêem notícias e feeds RSS pra você, fiquei pensando que esta é uma ótima maneira de aprender inglês E tecnologia ao mesmo tempo, então resolvi escrever este outro post.
Com apps como os que indiquei no post anterior, o aprendizado é multiplicado, e até os defeitos dos aplicativos podem ser vistos como virtudes sob este novo ponto de vista.
O Web2go, por exemplo, só suporta sites em inglês. Por outro lado, é mais bem acabado e traz até uma vinheta entre uma notícia e outra, bem no estilo "jornal das 8" mesmo :P. E o sintetizador de voz dele é melhor que o nativo do android, o que garante uma melhor dicção e mais facilidade para compreender o que é ditado.
Todas estas características são bem interessantes para quem quer aprender inglês.
E, "de quebra", é possível acompanhar o texto enquanto o android lê as notícias pra você. Assim, fica fácil estudar e, gradativamente, aprimorar a compreensão do áudio e usar o texto como reforço ao longo do processo.
E aí, que tal começar a aprender/aprimorar seu inglês imediatamente ? Vai lá!
RSSE-MailIconIcon

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Faça seu #android ler pra você

O S4 tem uma função bem legal, que é a possibilidade de ler seus compromissos, eventos, notícias e até os itens recentes do facebook. Mas a funcionalidade é limitada, só suporta notícias do Yahoo e não é possível configurar a quantidade de notícias, eventos ou atualizações do facebook.

Então resolvi pesquisar aplicações que oferecessem mais recursos, e encontrei duas opções muito boas. Confiram!

O ReadDroid permite ler feeds pré-classificados em gêneros com opções de notícias, cinema, negócios, entretenimento e mais. Vem configurado com os sites mais famosos do mundo, embora todos em inglês. Como o aplicativo permite adicionar feeds a partir da URL, é possível adicionar, via RSS, todos os seus sites preferidos.

O Web2go é um aplicativo que oferece um nível diferenciado de inteligência, permitindo "ler" qualquer site focando no conteúdo mais importante, ignorando cabeçalhos, menus, propagandas e outros itens dispensáveis. O app também traz uma lista, bem mais extensa que a do ReadDroid, de sites sobre todo tipo de assunto.

O Web2go não permite adicionar novos feeds, infelizmente.

O ReadDroid se beneficia dos recursos TTS (Text to Speech) do android, enquanto o Web2go traz um sintetizador de voz próprio, e até recomenda que seja instalado um mecanismo de texto pra fala mais sofisticado que o nativo do robozinho, considerado limitado.

Os aparelhos da Samsung trazem um mecanismo de texto pra fala melhorado, e uma análise das opções disponíveis na loja da Google para android pode ser obtida aqui.

Nos testes com notícias em inglês, a leitura foi clara e precisa. Nos testes com sites em português com o ReadDroid (o Web2go não suporta adicionar sites manualmente), a leitura dos textos era sempre feita com o sintetizador de voz com português de Portugal, mesmo eu tendo verificado várias vezes que a configuração indicava português do Brasil.

Apesar do problema com o português, os apps são muito úteis, especialmente o ReadDroid, possibilitando ouvir as notícias importantes quando estiver preso no trânsito.

RSSE-MailIconIcon