segunda-feira, 30 de junho de 2014

19 soluções para computação em nuvem que você devia conhecer (atualizado)!


Falamos de computação em nuvem desde 2009, já listamos algumas soluções livres interessantes (destaque para o Hadoop, rei do Big Data!), indicamos vantagens e desvantagens de adotar a nuvem e criticamos as falhas constantes de alguns dos serviços mais conhecidos e usados. Sem falar no ótimo comparativo de soluções de computação em nuvem que disponibilizamos.

De 2009 pra cá muita coisa mudou, as soluções evoluiram, melhoraram em termos de custo, desempenho e até mesmo segurança, a exemplo da adoção recente de criptografia como padrão em serviços do Google e da Microsoft, especialmente para o mercado corporativo.

Assim, é hora de encarar a realidade: ir para a nuvem é inevitável, e a pergunta não mais envolve o "se", mas o "quando" e "como". Por isso resolvi relacionar algumas das ferramentas mais interessantes que vale a pena conhecer e se preparar para esta nova realidade, evitando ser surpreendido quando as demandas e dúvidas de usuários, clientes e (pior) chefes chegarem.

Até porque é cada vez mais comum ver usuários comparando serviços corporativos com seus "equivalentes" na nuvem, a exemplo de correio eletrônico, suites de escritório, serviços de armazenamento e outros. Confira nosssa lista "As a Service" pra ter uma idéia melhor do que estou falando.

Vamos à lista de soluções:

Inicialmente, é importante registrar que não basta contratar um provedor de nuvem como Amazon, Google, Microsoft, VMware, Rackspace, IBM, HP e outros. A escolha de um provedor é uma tarefa difícil (esta lista e este comparativo podem ajudar), e um dos critérios deve ser as ferramentas de controle que o provedor oferece. A partir das limitações identificadas, é provável que seja necessário utilizar algumas das soluções que apontamos a seguir.

Aliás, a análise das necessidades da empresa pode apontar para o caminho da nuvem privada, e neste caso é fundamental conhecer o OpenStack, a plataforma de computação em nuvem que já mencionamos aqui algumas vezes, que é muito bem suportada no Ubuntu, e que até a VMware já se rendeu.

Se você vai contratar ou já contratou um provedor, o cloudorado pode ajudar a avaliar os custos envolvidos. Outras soluções para monitorar a controlar custos de provedores são ApptioCloudyn e Cloudability.

Se você precisa gerenciar uma quantidade razoável de servidores (principalmente Linux) e tem que realizar tarefas semelhantes em todos, vale a pena conhecer ferramentas como funccapistrano e fabric.

Um aspecto especialmente importante quando se trata de administrar um ambiente de computação em nuvem é o gerenciamento de configuração, e nesta área se destacam soluções como Puppet e Chef, muito usadas em provedores e fundamentais para manter um ambiente de nuvem privada devidamente padronizado em termos de configurações, aplicativos, pacotes, etc. Mas a lista de opções é bem extensa!

Outro aspecto que é necessário considerar para manter sua nuvem privada em ordem é a automatização do provisionamento, e neste sentido vale a pena conhecer ferramentas como Vagrant, que utiliza o Virtualbox pra automatizar o processo de criação de máquinas virtuais com ambiente configurado automaticamente, muito útil para desenvolvedores e administradores que precisam criar fácil e rapidamente ambientes para testes. É bom ficar atento à solução queridinha do momento quando se trata de deploy automatizado, a Docker, que utiliza o LXC (Linux Containers) ao invés do Virtualbox, o que garante mais desempenho, porém menos compatibilidade (não dá pra usar no Windows, por exemplo).

As ferramentas de monitoramento, gerenciamento e administração de sistemas já suportam os principais provedores de nuvem. Fornecedores como ManageEngineAppDynamicsMonitis, e até velhos conhecidos como Zenoss e Nagios já fornecem recursos voltados para ambientes de cloud.

E você, já usa alguma ferramenta voltada pra nuvem ? O que pensa a respeito ?

ps: esqueci de mencionar as ferramentas de rede e armazenamento. No primeiro caso, convém relembrar do que se trata essa tal de SDN, para então avaliar melhor os benefícios que Open vSwitch, Openflow e outras ferramentas podem oferecer. No segundo caso, já listamos aqui várias ferramentas muito interessantes para lidar com armazenamento em ambientes virtuais de cloud.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Notícias da #VMware: Amazon Portal for vCenter, Boas Práticas pro vSphere 5.5, benchmark de segurança, Hyperthreading e mais



O Datacenterdan traz também um artigo excelente em que lista as principais recomendações de boas práticas para o vSphere 5.5, incluindo otimização de desempenho, atualização, monitoramento e muito mais. Leitura obrigatória pra quem usa a versão mais nova da suite de virtualização.

O Leandro traz um resumo (em espanhol) das informações gerais que você deve saber sobre a VSAN. Não deixe de conferir também nossa análise sobre esta funcionalidade revolucionária.

O Blog VMware traz um artigo com informações básicas (em espanhol) sobre o funcionamento do VMware vSphere Replication. Vale a leitura.

O Blog VMware traz outro artigo interessante, desta vez sobre os cuidados necessários ao utilizar processadores com o recurso de Hyperthreading, pois esta tecnologia impacta o escalonamento de CPU pelo software de virtualização e há algumas contraindicações.

O site CIS Security disponibilizou um benchmark de segurança para ESXi 5.1 que ajuda a identificar as configurações necessárias para o hardening dos seus hosts, em especial se utilizados numa DMZ.

O site Empiric Virtualization traz uma série de artigos sobre virtualização denominada "Virtualization 101", cobrindo desde o bê a bá mesmo. Uma série para leigos, a quem possa interessar.

Conheça o Amazon Management Portal for vCenter, a interface de gerenciamento pra quem utiliza a suite da VMware e que deve facilitar a migração de ambientes virtualizados para a nuvem da Amazon. Grande sacada!

É (só) isso. Por enquanto :)

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Quora - perguntas intrigantes, curiosidades interessantes!

Na imagem acima vocês vêem uma pequena amostra do que se pode encontrar no Quora, um serviço do qual tenho lido a respeito há algum tempo, mas que resolvi testar pra valer há pouco mais de um mês, e já me surpreendi positivamente algumas vezes com as informações que encontrei lá, motivo pelo qual resolvi compartilhar aqui com vocês.

O serviço é simples: uma rede social baseada na lógica de um fórum, com foco em perguntas e respostas, mas com opções para mensagens, comentários, compartilhamento, integração com blogs e, mais importante, votação dos tópicos mais relevantes/interessantes pelos usuários do serviço.

O resultado é, como se pode ver na imagem, um ranking das histórias, perguntas e respostas mais votadas pelos usuários. As discussões estão sempre associadas a pelo menos um tema, de forma que é possível selecionar os temas do seu interesse e assim receber o "digest" personalizado.

Achei o serviço bem interessante, informativo, inspirador e curioso. Vale experimentar!

segunda-feira, 16 de junho de 2014

FISL 15: Empreender é a saída. A única saída!



Continuamos na cobertura atrasada do FISL 15. E desta vez trazendo uma palestra diferenciada. Não pelo conteúdo extremamente técnico, recomendação de ferramentas e dicas para planejamento e execução de projetos com sucesso.

Nada disso.

Desta vez o foco é empreendedorismo, é uma história que acredito muito que vale a pena ver, refletir e compartilhar, por isso peço que confiram o vídeo abaixo, onde o professor Neri conta sua história de lutas, dificuldades extremas (a ponto de pegar chiclete mascado e lavar, pois não tinha dinheiro pra comprar). Veja como ele viu no empreendedorismo sua única saída, agarrou com todas as forças e seguiu uma trajetória de sucesso.

As várias lições deste vídeo, dedico especialmente aos meus alunos e colegas profissionais deste tão reclamado mercado de TI da Bahia. Vejam que, tendo objetivo na vida, tudo se alcança.

Confira abaixo a palestra.

FISL 15: Ferramentas para integração contínua e automação em cloud PaaS e IaaS



Mais palestras do FISL 15. Não adianta reclamar :)

Seguindo a linha cloud, mais uma palestra sobre ferramentas para trabalhar melhor em ambiente de nuvem e tirar proveito dos benefícios que esta tecnologia oferece. São abordadas diversas ferramentas para administradores de infraestrutura e desenvolvedores de sistema que facilitam o desenvolvimento, testes e implantação de aplicações.

Algumas das informações mais legais da palestra:

- Software Livre vs Open Source, e porque o Open Source "deu certo" no Brasil;
- O Open Source já venceu (na nuvem) e nem percebemos;
- Java permitiu ao Twitter manter a aplicação funcionando com uma estrutura muitas vezes menor em relação a outras linguagens;
- A importância de automatizar o build de aplicações;
- "Bus Factor": quantas pessoas da sua equipe precisam ser atropeladas por um ônibus para o departamneto parar ? Se a resposta for um, você tá ferrado!!! :)
- Integração Contínua é o caminho;
- Software deployável vs Software deplorável :)
- PaaS da Red Hat com Openshift (pode ser usado em nuvem privada também);
- Quando optar por PaaS ou IaaS;
- IaaS com OpenStack;
- Diálogo entre desenvolvedor e gestor. - Na minha máquina funciona. - Mas eu te pago pra que funcione na minha máquina, não na sua!
- Ferramentas recomendadas: Vagrant, Chef, Puppet, Git, Jenkins, Packer, Docker, Flyway, Rundeck, Go...

Confira abaixo a palestra.

FISL 15: Ferramentas para testes de stress e planejamento de capacidade em cloud



Seguindo nossa série de relatos sobre palestras do FISL 15, é hora de falar sobre computação em nuvem. E começamos com a palestra "Bullet proof cloud", do Gustavo Ribeiro, que traz algumas idéias e ferramentas interessantes para auxiliar no seu planejamento de recursos para atender às demandas da empresa, mas considerando os facilitadores que a nuvem oferece.

Algumas das informações mais legais da palestra:

- Por que a nuvem facilita muito o planejamento de capacidade;
- Como calcular custo de recursos na nuvem a partir da sua demanda em termos de requisições;
- Usando o Apache Benchmark para testes de carga em seu ambiente de nuvem;
- Bees, o Apache Benchmark distribuído, pensado para uso no ambiente de nuvem da Amazon;
- JMeter, ferramenta para testes de stress em Java;
- Blitz.io, um serviço para testes de stress;
- Ferramentas da Netflix para testes de desempenho;
- Filosofia de testes baseada em falhas constantes no ambiente de produção (!);

Confira abaixo a palestra.

FISL 15: Business Analytics para leigos



Mais uma palestra bacana do FISL 15. E esta tem um motivo especial, pois trata-se dos baianos da OxenTI. Nesta palestra, os especialistas fizeram um apanhado histórico das tecnologias de BI (Business Intelligence) e BA (Business Analytics), apresentando as principais características das soluções existentes e o que muda com as novas tecnologias.

Algumas das informações mais legais da palestra:

- Diferença entre BI 1.0, 2.0 e 3.0;
- Caracterizando o Big Data através de 4 V's: volume, velocidade, variedade e veracidade;
- Bancos de dados NoSQL;
- Pentaho, Hadoop e outras ferramentas software livre voltadas para Big Data e BA;

Confira abaixo a palestra.

FISL 15: Júlio Neves - Assim na terra como no shell

Étempo de copa do mundo, mas nossa cobertura (ou seria retrospectiva?) do FISL 15 continua. Desta vez com o ilustríssimo figuraça mestre Júlio Neves, um dos papas do software livre, especialista em programação shell e autor de alguns best sellers sobre o tema.

Na palestra "Assim na terra como no shell", Júlio mostrou todo o poder do shell e defendeu que é a forma mais produtiva de desenvolver soluções, citando inclusive situações em que verificou na prática que a solução mais eficiente para o problema apresentado foi a desenvolvida com o shell.

Algumas das informações mais legais da palestra:

- A forma mais rápida do mundo para criação de muitos arquivos em sequência;
- Com a ferramenta Yad dá pra fazer coisas incríveis como uma calculadora em três linhas;
- Como medir o tempo de execução de scripts de forma extremamente simples;
- O uso do comando paste para manipulação de texto de formas inusitadas;
- A importância de saber usar pipes e redirecionamento de entrada e saída para obter melhores resultados em scripts;
- As mil e uma utilidades do comando xargs;
- Muitos, muitos outros truques para executar operações de forma mais rápida e inteligente no shell;

Confira abaixo a palestra.

terça-feira, 10 de junho de 2014

Computadores totalmente sem fios em 2016


O Clube do Hardware informa que a Intel planeja computadores totalmente sem fio em 2016. Já não era sem tempo, acho sinceramente que passou da hora de investir mais neste tipo de tecnologia sem fio, e acredito que existam alguns desafios tecnológicos a superar ainda, pois a absurda quantidade de cabos que temos que lidar atualmente é simplesmente inaceitável.

Vejamos as informações do CdH:

Intel planeja eliminar todos os cabos externos de computadores em 2016 
A Intel apresentou proposta, durante a Computex 2014, em Taiwan, de eliminar todos os cabos externos de computadores em 2016. 
O planejamento da Intel é utilizar a tecnologia WiGig, que garante transferência de dados de até 7 Gbps. Com a tecnologia, um monitor ou outros dispositivos, ao entrarem no alcance do sistema, são automaticamente conectados. 
Já para eliminar os cabos de alimentação, a Intel pretende usar a tecnologia Rezence, que possui mecanismo de carregamento por ressonância magnética, e está sendo desenvolvido em parceria com a Alliance 4 Wireless Power. O sistema Rezence pode ser instalado debaixo de uma mesa, por exemplo, e é capaz de realizar recargas com até cinco centímetros de madeira, sem limitações em relação ao número de aparelhos. 

A Intel revelou que pretende adotar toda essa tecnologia em 2016 e que empresas como Dell, Fujitsu, Lenovo, Logitech, Panasonic, Asus e Toshiba também estão trabalhando em conjunto com a Alliance 4 Wireless Power para adotar o sistema.

Mais informações:
http://cbsloc.al/1pUypvO

quarta-feira, 4 de junho de 2014

FISL 15: Capturando o agora com as APIs do Twitter



Mais uma palestra bem interessante do FISL 15. Desta vez, tratando de redes sociais, mais especificamente o Twitter. O Luciano mostra como utilizar a API para desenvolver ferramentas interessantes e mostra como o Twitter tem uma visão de que a API é um componente fundamental para o sucesso da rede social, na medida em que viabiliza inúmeros projetos que a própria empresa não teria condições de desenvolver, por diversos motivos.

Algumas das informações mais legais da palestra:

- Como um mashup com o Google Maps desenvolvido por um aluno de uma universidade brasileira ganhou o mundo;
- Exemplos de uso diferenciado da API do Twitter pra criar soluções interessantes;
- Como utilizar informações do Twitter para alterar comportamento de aplicações em tempo real;
- Limitações e opções de uso das APIs do Twitter;
- Como funcionava o serviço da Sky que gravava programação para clientes através de hashtags informadas via Twitter;
- Uma representação visual dos tweets sobre a copa do mundo 2010.

Confira abaixo a palestra.

FISL 15: Nicola Tesla e a Energia Livre



Seguindo a nossa cobertura atrasada do FISL 15, trazemos mais uma leva de palestras sobre temas inovadores e polêmicos. Desta vez as palestras tratam de Energia Livre.

Nas palestras a seguir você vai ter informações interessantes e até (me arrisco a dizer) reveladoras, se, da mesma forma que eu, você não sabia patavinas sobre o tema. Algumas das informações mais legais abordadas nas palestras:

- Quem foi Nicola Tesla;
- O que o trabalho dele tem de tão revolucionário ?
- Por que as idéias e projetos dele não são tão conhecidos quanto deveriam ?
- Afinal de contas o que é esse negócio de energia livre ?
- Que tecnologias são utilizadas na produção "espontânea" de energia ?

Embora as palestras tenham um caráter complexo, tanto do ponto de vista de compreensão do processo de geração de energia livre, quanto no que se refere ao fato de que ainda há questionamentos quanto à viabilidade das tecnologias mencionadas.

Espero sinceramente que as tecnologias descritas nas palestras (algumas já disponíveis na forma de produtos!) se mostrem viáveis e possam cumprir a promessa de revolucionar o sistema de geração de energia em todo o mundo, levando mais benefícios a quem realmente precisa de energia barata e até mesmo gratuita.

Mas a única coisa que realmente me desagradou foi o tom um pouco esotérico além do ponto que foi dado no final da palestra do polonês (acho), que levou a palestra para um final um pouco decepcionante, na minha opinião. Mas isso não compromete o conteúdo extremamente interessante que tive a felicidade de ter acesso.

É como sempre digo, se pudesse faria com que todo mundo tivesse a oportunidade de participar de um evento como o FISL. Aliás, com a liberação das palestras em vídeo, fico absurdamente feliz em poder compartilhar estas informações com vocês. Há muitas iniciativas interessantes que são demonstradas nestes eventos mas não se tornam de conhecimento do "grande público", e este é um exemplo de informação que devia chegar a todos, sem exceções ou distinções. Software Livre é lindo :)

Mas chega de filosofia e vamos ao que interessa! Confiram abaixo todos os detalhes das palestras.

FISL 15: Cloud sem cloud - combinando ferramentas de forma inteligente!



Vamos adiante pois o FISL 15 acabou mas ainda há muito o que comentar. Já assisti (ouvi) uma meia dúzia de palestras e vem mais coisa interessante por aí, a começar com um assunto bastante atual: computação em nuvem.

Na palestra a seguir você vai ter informações valiosas sobre como aplicar os conceitos de nuvem dentro da empresa, mesmo que (ainda) não tenha contratado nenhum provedor de cloud. Foi o que o pessoal do Walmart fez, com ótimos resultados. Algumas dicas valiosas retiradas da palestra:

- Pensar em funcionalidade e não em ferramenta;
- Dar mais autonomia ao desenvolvedor pode gerar ótimos resultados;
- Investir em mecanismos, ferramentas e ambientes de teste é fundamental;
- Como usar docker, LXC e outras ferramentas pra automatizar o provisionamento;
- Como montar uma estrutura de alta disponibilidade e desempenho com nginx;
- Como montar uma estrutura escalável com chef, knife e nginx.

Confiram abaixo todos os detalhes da palestra.