Falamos de computação em nuvem desde 2009, já listamos algumas soluções livres interessantes (destaque para o Hadoop, rei do Big Data!), indicamos vantagens e desvantagens de adotar a nuvem e criticamos as falhas constantes de alguns dos serviços mais conhecidos e usados. Sem falar no ótimo comparativo de soluções de computação em nuvem que disponibilizamos.
De 2009 pra cá muita coisa mudou, as soluções evoluiram, melhoraram em termos de custo, desempenho e até mesmo segurança, a exemplo da adoção recente de criptografia como padrão em serviços do Google e da Microsoft, especialmente para o mercado corporativo.
Assim, é hora de encarar a realidade: ir para a nuvem é inevitável, e a pergunta não mais envolve o "se", mas o "quando" e "como". Por isso resolvi relacionar algumas das ferramentas mais interessantes que vale a pena conhecer e se preparar para esta nova realidade, evitando ser surpreendido quando as demandas e dúvidas de usuários, clientes e (pior) chefes chegarem.
Até porque é cada vez mais comum ver usuários comparando serviços corporativos com seus "equivalentes" na nuvem, a exemplo de correio eletrônico, suites de escritório, serviços de armazenamento e outros. Confira nosssa lista "As a Service" pra ter uma idéia melhor do que estou falando.
Vamos à lista de soluções:
Inicialmente, é importante registrar que não basta contratar um provedor de nuvem como Amazon, Google, Microsoft, VMware, Rackspace, IBM, HP e outros. A escolha de um provedor é uma tarefa difícil (esta lista e este comparativo podem ajudar), e um dos critérios deve ser as ferramentas de controle que o provedor oferece. A partir das limitações identificadas, é provável que seja necessário utilizar algumas das soluções que apontamos a seguir.
Aliás, a análise das necessidades da empresa pode apontar para o caminho da nuvem privada, e neste caso é fundamental conhecer o OpenStack, a plataforma de computação em nuvem que já mencionamos aqui algumas vezes, que é muito bem suportada no Ubuntu, e que até a VMware já se rendeu.
Se você vai contratar ou já contratou um provedor, o cloudorado pode ajudar a avaliar os custos envolvidos. Outras soluções para monitorar a controlar custos de provedores são Apptio, Cloudyn e Cloudability.
Se você precisa gerenciar uma quantidade razoável de servidores (principalmente Linux) e tem que realizar tarefas semelhantes em todos, vale a pena conhecer ferramentas como func, capistrano e fabric.
Um aspecto especialmente importante quando se trata de administrar um ambiente de computação em nuvem é o gerenciamento de configuração, e nesta área se destacam soluções como Puppet e Chef, muito usadas em provedores e fundamentais para manter um ambiente de nuvem privada devidamente padronizado em termos de configurações, aplicativos, pacotes, etc. Mas a lista de opções é bem extensa!
Outro aspecto que é necessário considerar para manter sua nuvem privada em ordem é a automatização do provisionamento, e neste sentido vale a pena conhecer ferramentas como Vagrant, que utiliza o Virtualbox pra automatizar o processo de criação de máquinas virtuais com ambiente configurado automaticamente, muito útil para desenvolvedores e administradores que precisam criar fácil e rapidamente ambientes para testes. É bom ficar atento à solução queridinha do momento quando se trata de deploy automatizado, a Docker, que utiliza o LXC (Linux Containers) ao invés do Virtualbox, o que garante mais desempenho, porém menos compatibilidade (não dá pra usar no Windows, por exemplo).
As ferramentas de monitoramento, gerenciamento e administração de sistemas já suportam os principais provedores de nuvem. Fornecedores como ManageEngine, AppDynamics, Monitis, e até velhos conhecidos como Zenoss e Nagios já fornecem recursos voltados para ambientes de cloud.
E você, já usa alguma ferramenta voltada pra nuvem ? O que pensa a respeito ?
ps: esqueci de mencionar as ferramentas de rede e armazenamento. No primeiro caso, convém relembrar do que se trata essa tal de SDN, para então avaliar melhor os benefícios que Open vSwitch, Openflow e outras ferramentas podem oferecer. No segundo caso, já listamos aqui várias ferramentas muito interessantes para lidar com armazenamento em ambientes virtuais de cloud.
ps: esqueci de mencionar as ferramentas de rede e armazenamento. No primeiro caso, convém relembrar do que se trata essa tal de SDN, para então avaliar melhor os benefícios que Open vSwitch, Openflow e outras ferramentas podem oferecer. No segundo caso, já listamos aqui várias ferramentas muito interessantes para lidar com armazenamento em ambientes virtuais de cloud.