segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Pacote de dados pré-pago para #smartphones
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Rapidinhas
Melhores ferramentas para fazer Screencasting
Faça backup do seu smartphone
Upcoming permite saber dos shows do seu artista favorito
Backupify faz backup dos seus dados online
Tudo sobre Ubuntu
Backup incremental em Linux com o rdiff-backup
Compiz rodando "suave" no seu Ubuntu
MediaMonkey 3.2, canivete suiço para gerenciar seus MP3
Ferramenta de migração de configurações para o Windows 7
Papéis de parede da National Geographic

quarta-feira, 25 de novembro de 2009
5 convites para o Google Wave - esgotado (+9 disponíveis!)

O autodidata e a Internet
Uma dica: saber garimpar as informações confiáveis é fundamental. Isso evita perda de tempo com informações inúteis, e que há aos montes na web. Deixo assim o meu recado aos leitores, e peço que passem esta mensagem adiante: a Internet está recheada de oportunidades, basta saber aproveitar. Convido-os a relatar aqui suas experiências.
terça-feira, 24 de novembro de 2009
#Googlephone a caminho ?
#Google #ChromeOS em fotos
WBA, a banda larga acessível #wifi #wireless
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Dicas de #ergonomia
Invista na sua educação, especialmente a financeira!
O perigo dos "typos" #segurança
O texto menciona ainda que vários domínios foram proibidos pelo ICANN, mas o com.com não está entre eles, o que me parece estranho. Por outro lado, o preço do domínio seria proibitivo para a maioria das pessoas, mas vai que há alguém com bastante dinheiro e intenções maliciosas disposto a adquirir o domínio. Fica o recado: redobre a atenção ao digitar endereços de e-mail e visitar sites, seu erro pode ser a chance que alguém estava esperando.
Cadeira de rodas controlada por #iphone
#Enlightenment será usado em #smartphones da #Samsung
Google #ChromeOS é baseado no #Ubuntu
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Restringindo membros de grupos através de GPO #microsoft #activedirectory
O uso das Restricted Group Policies é bastante útil quando se tem uma definição clara das pessoas quem devem fazer parte destes grupos, mas gerenciar exceções é um problema.
Exemplifico: se na empresa há uma equipe de suporte que precisa estar no grupo Administrators para ter acesso total a estações e servidores, por exemplo, mas para um servidor específico há um outro usuário que precisa estar no grupo, a política somente não vai resolver o problema. Isto porque a definição dos participantes do grupo não admite exceções, de forma que a GPO, uma vez aplicada numa OU, vai restringir os membros do grupo para todos os computadores naquela OU. Resultado: ou somente a equipe de suporte será membro do grupo, ou o usuário "extra" será membro do grupo em todos os servidores.
Uma solução seria criar uma OU para cada exceção e mover os equipamentos afetados para lá, o que pode ser adequado no caso de poucos servidores, mas absolutamente inviável para estações, por exemplo, onde pode haver uma quantidade grande de exceções, já que certos perfis de usuário necessitam de permissões especiais para realizar certas operações, eventualmente até administrar a estação.
Por isso, no meu entendimento, esta política acaba sendo de difícil uso na prática, em ambientes onde há muitas exceções na administração de estações e servidores. Alguém enxerga a situação de outro modo ?
HDTVs com taxa de refresh de 120Hz são melhor opção #hdtv
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
TI Verde: os supercomputadores mais eficientes
O site traz ainda outras listas interessantes, a Little Green500, Open Green500 e HPCC Green500. A primeira trata de equipamentos tão poderosos quanto o 500º da lista Top500 de 1 ano e meio antes, servindo de guia para empresas que precisam de computadores poderosos mas não tanto quanto os Top500 atuais. A segunda é, na definição deles, uma "lista exploratória que permite algoritmos de precisão mista e hardware novo competir". A idéia é estimular a inovação. E a terceira aplica um benchmark alternativo ao "FLOPS-per-Watt", o High Performance Computing Challenge, para media a eficiência do equipamento.
O melhor browser para navegar no celular/smartphone
terça-feira, 17 de novembro de 2009
O dilema entre o corporativo e o pessoal
A solução pode ser a utilização de tecnologias como a virtualização para garantir um ambiente padronizado para trabalho, sem restringir a utilização de tecnologias interessantes mas proibidas no ambiente da empresa.
A proposta se baseia no fato de que as pessoas têm acesso às novas tecnologias primeiro em suas casas, enquanto as empresas levam tempo para começar a utilizá-las, e portanto os usuários precisam de mais liberdade para escolher a tecnologia que mais facilita o seu trabalho.
Esta abordagem aumentaria a produtividade dos funcionários, mas há que se considerar o "jeitinho brasileiro", por isso não sei até que ponto este tipo de abordagem funcionaria aqui. De todo modo, vale a pena ampliar a discussão sobre o tema. Empresas como Google e Microsoft são conhecidas por adotar uma abordagem bastante flexível quanto ao que pode ser utilizado (e feito!) no ambiente de trabalho. Talvez este seja o caminho. O texto é muito interessante, recomendo a leitura.
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Google Wave, primeiras impressões
- O Wave não é um cliente de e-mail, portanto não leve seus hábitos do e-mail para o Wave, embora haja quem queira integrar o GMail e o Wave, o que até acho interessante, mas são coisas diferentes;
- O Wave não é um leitor RSS, embora possa se tornar uma excelente fonte de informação;
- O Wave inclui um cliente IM, mas considerá-lo apenas isso seria subutilizá-lo;
- O Wave é, acima de tudo, uma ferramenta de colaboração, por isso pense nas possibilidades de uso colaborativo da solução, seja criar um documento a N mãos, fazer uma reunião ou as duas coisas juntas;
- Faça algumas buscas, especialmente nas ondas públicas, basta digitar with:public no campo de pesquisa. Há muita coisa interessante por lá, principalmente sobre o próprio Wave, já que nesse momento as pessoas querem entender como o serviço funciona. Vale destacar uma onda chamada "iGoogle Gadgets that work inside Wave", que traz o que o nome sugere, ou seja, gadgets da Google que funcionam dentro de uma onda, desde horóscopo até um player de vídeos do Hulu. E outra onda que merece atenção é a "Wave Guide: Wave's Greatest Hits", que traz links para as informações mais básicas sobre o serviço, desde como criar um link para uma onda até como incluir o Wave no seu blog.
Wii será ultrapassado pela concorrência ?
Busca em tempo real com o TwitRadar
O TwitRadar é um exemplo deste modelo, facilmente percebido na maior parte dos serviços usados atualmente, seja o Facebook, Orkut, Twitter ou o recém lançado Google Wave. O fato é que o TwitRadar faz o que o Twitter deveria fazer, ou seja, busca em tempo real com uma interface amigável e útil. Como o nome sugere, o visual do serviço é um radar, que ao digitar um termo a ser pesquisado, registra os "pontos" relativos aos resultados, basta clicar no ponto para ver o "twit". Vale a pena conferir. Via UOL Tecnologia.
Rapidinhas
AT&T lança serviço concorrente do Amazon
Dicas para fazer backup dos seus dados
Monte discos VHD (Microsoft Virtual Server) com um clique de botão direito
Chromium (Linux) já sincroniza bookmarks
Entenda o sistema de extensões do Chrome
Vitamin D transforma sua webcam numa câmera de segurança
Melhores ferramentas para backup online
Dirigindo o carro com o iPhone
Wally alterna papel de parede automaticamente no Windows, Linux e Mac
DVD Knife extrai clipes de DVDs
Mais um link para (tentar) obter convites para o Google Wave
Theme Park Maps traz mapas dos principais parques do mundo
Urna eletrônica resistiu aos testes
Projeto de Lei pretende “liberar” cópia de músicas e de livros
Nokia ainda lidera mercado de Smartphones
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
RAID de servidores é melhor (e custa menos) que Storage ?
O paradoxo está no fato de que discos estão cada vez mais baratos, mas as soluções "high end" de armazenamento tem custo muitas vezes astronômico. Uma forma de atenuar a situação seria montar o que ele chamou de "Redundant Array of Inexpensive Servers". Ou seja, pense bem antes de investir numa solução de armazenamento especializada, talvez você precise somente de alguns servidores com bastante disco, Linux e mais alguns softwares livres ou pagos. E o melhor: pagando 10 vezes menos.
O Robin defende que o mercado precisa mais de RAIS que de Storages. O trecho que transcrevo abaixo diz tudo. Vale a pena refletir a respeito, e repensar a maneira como planejamos as soluções de armazenamento corporativo.
"We store more and more and access it less and less. Translation: we need cheap capacity, not high performance. And as
Google proved years ago, just because it’s cheap doesn’t mean it is
slow."
Bing integra Wolfram Alpha
Intel vai indenizar AMD em 1,25 bilhões de dólares
O apagão e o ITIL
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Mozilla Raindrop: concorrência para o Google Wave ?

Facebook, Google Docs, Email e outros serviços de modo a facilitar o acesso às nossas informações dispersas na web. Parece familiar ? Pois é. Acho que a Mozilla está querendo aproveitar a "onda" criada pelo Google Wave, e acho que isso é muito positivo, pois é sempre bom ter opções. Aliás, se alguém tiver um convite pro Google Wave, estou aceitando, ok ? Mas voltando ao Raindrop, ainda não há download disponível, exceto do código. Se alguém quiser se aventurar, é só clicar, mas eu prefiro esperar uma versão oficial pra conferir mais de perto, afinal as soluções da Mozilla em geral são bem interessantes, vide Ubiquity e Snowl.
Novidades no Google Latitude
Dicas de segurança ao usar redes sem fio públicas
De todo modo, as dicas do DailyWireless são bastante úteis, mesmo quando não estiver usando redes gratuitas, afinal quase sempre estamos usando redes públicas, a menos que tenham privatizado a Internet e não me avisaram ;-). Por isso transcrevo abaixo trecho do artigo, em tradução livre.
- Verifique se o access point que está usando é legítimo, e não um "hacker ad-hoc".
- Criptografe os arquivos antes de enviar por e-mail.
- Use uma VPN.
- Use um firewall pessoal.
- Use anti-vírus.
- Atualize seu sistema operacional.
- Fique atento às pessoas à sua volta.
- Use e-mail que suporte SSL (HTTPS).
- Desative o compartilhamento de arquivos.
- Use senha no equipamento e em arquivos importantes.
Como executar o vSphere Client no Windows 7
Update: o workaround "oficial" está aqui. Mas antes que percam tempo clicando, é o mesmo citado acima.
Update 2: Funcionou! Precisei criar um bat que define a variável de ambiente DEVPATH e executa o cliente, criar a variável de ambiente no Windows não resolveu.
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Samsung libera código de SO para dispositivos móveis
Roteador wifi monitora saúde

segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Rapidinhas
Como usar o Google Wave
Lista de atalhos para Efeitos do Compiz
Firefox faz 5 anos
Photoshop no seu smartphone
TubeRadio: ouvindo música pelo Youtube
XP Quick Fix Plus repara erros comuns do Windows XP
Cache My Work restaura aplicativos em uso após boot
Revistas disponíveis no Google Books
Verificador ortográfico validará termos compostos no OpenOffice 3.2
McAfee divulga relatório de segurança
Facebook usará plataforma livre de chat - XMPP, a mesma do GTalk
Óculos-tradutor projetam legendas diretamente na retina
Cloud Cracking: a nuvem sob ataque
Venda de smartphones superará celulares em 2012
Google compra AdMob: mais publicidade no celular
sábado, 7 de novembro de 2009
Sites para assistir TV via web
http://www.ovguide.com/
http://www.tvweb360.com/
http://www.fancast.com/
http://www.tvchannelsfree.com/
http://www.movieswamp.com/

sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Pesquise e compre barato

PC World diz que Ubuntu 9.10 é melhor que Windows 7

Google Dashboard
Caixa de entrada: 18 conversas
Mais recente: [itsm_br] Anúncio oficial descontinuaçã...
Todos os e-mails: 27814 conversas
Mais recente: Material... às 11:28
Enviados: 3956 conversas
Mais recente: Material... às 11:28
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
vBlock e o datacenter plug and play
VCE-An Insiders Take
VCE-Technology Innovations
VCE-Integrated Sales/Service/Support
VCE-Acadia
VCE-Partner Ecosystem
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Rapidinhas
O tempo: seu recurso mais valioso (mais valioso inclusive que dinheiro)
Algumas lições de economia doméstica – ou seria pão-durismo? – by Warren Buffet (extraído da “Bola de neve”)
Chip da Marvell pode viabilizar eBooks por menos de U$100
Wi-Fi gratuita em Miami Beach
Snow Leopard será incompatível com processador Atom!?
Criando aplicativos para iPhone com facilidade
Sandbox da Microsoft ajuda a aumentar a segurança de aplicações web
Como criar listas no Twitter
Acelerando a navegação no Ubuntu
Google inclui miniaturas de páginas nos resultados de busca
Chrome 4.0 (beta) inclui sincronização de bookmarks
Estudo mostra que usuários de redes P2P gastam mais com música
Como navegar de forma realmente anônima
Habilitando o Aero em máquinas virtuais Windows
VRBO indica casas para aluguel por temporada no mundo inteiro
VMWare: vSphere Client no Ubuntu, Debian e CentOS
KDE: libertando a web do navegador
Jeito inteligente de apresentar o mundo Linux para seus amigos
Google Maps Navigation para Android 2.0 vai matar aplicativos GPS ?
Grooveshark: música de graça direto do navegador
O mito da duplicação de SIDs
So is having multiple computers with the same machine SID a problem?
The only way it would be is if Windows ever references the machine SIDs
of other computers. For example, if when you connected to a remote
system, the local machine SID was transmitted to the remote one and
used in permissions checks, duplicate SIDs would pose a security
problem because the remote system wouldn’t be able to distinguish the
SID of the inbound remote account from a local account with the same
SID (where the SIDs of both accounts have the same machine SID as their
base and the same RID). However as we reviewed, Windows doesn’t allow
you to authenticate to another computer using an account known only to
the local computer. Instead, you have to specify credentials for either
an account local to the remote system or to a Domain account for a
Domain the remote computer trusts. The remote computer retrieves the
SIDs for a local account from its own Security Accounts Database (SAM)
and for a Domain account from the Active Directory database on a Domain
Controller (DC). The remote computer never references the machine SID
of the connecting computer.In other words, it’s not the SID
that ultimately gates access to a computer, but an account’s user name
and password: simply knowing the SID of an account on a remote system
doesn’t allow you access to the computer or any resources on it. As
further evidence that a SID isn’t sufficient, remember that built-in
accounts like the Local System account have the same SID on every
computer, something that would be a major security hole if it was.
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
OGC informa: ITIL v2 será descontinuado completamente até 2011
OGC issued a schedule for the retirement of ITIL v2 Examinations and the withdrawals will be product based, with all language variants for individual qualifications and publications being removed at the same time. The withdrawal schedule will be as follows:• 30 June, 2010 - ITIL V2 Foundation - Re-sits until 30 June 2011
• 31 August, 2010 - ITIL V2 Manager - Re-sits until 30 June 2011
• 31 December, 2010 - ITIL V2 Practitioner - Re-sits until 30 June 2011
• 31 December, 2010 - ITIL Foundation Bridge - Re-sits until 30 June 2011
• 30 June, 2011 - ITIL Manager Bridge –
• Removal of ITIL version 2 will complete on 30 June 2011
Announcement from OGC on ITIL v2 withdrawal
http://www.ogc.gov.uk/itil_ogc_withdrawal_of_itil_version2.asp
The retirement was expected and the schedule provides a clear roadmap for organizations to transition from ITIL version 2 towards version 3. In the coming period we will provide support on helping customers to understand the benefits of transitioning next year.
