terça-feira, 17 de novembro de 2009

O dilema entre o corporativo e o pessoal

O Service Catalog cita um texto do The Wall Street Journal que faz uma reflexão muito interessante sobre o cenário atual das empresas em relação ao uso da tecnologia, e mostra que o modelo de controle utilizado pela maioria resulta em uma situação em que as pessoas ficam restritas a um ambiente "obsoleto" dentro da empresa, enquanto têm acesso a serviços que poderia ser muito úteis inclusive para o trabalho quando estão em casa.
A solução pode ser a utilização de tecnologias como a virtualização para garantir um ambiente padronizado para trabalho, sem restringir a utilização de tecnologias interessantes mas proibidas no ambiente da empresa.
A proposta se baseia no fato de que as pessoas têm acesso às novas tecnologias primeiro em suas casas, enquanto as empresas levam tempo para começar a utilizá-las, e portanto os usuários precisam de mais liberdade para escolher a tecnologia que mais facilita o seu trabalho.
Esta abordagem aumentaria a produtividade dos funcionários, mas há que se considerar o "jeitinho brasileiro", por isso não sei até que ponto este tipo de abordagem funcionaria aqui. De todo modo, vale a pena ampliar a discussão sobre o tema. Empresas como Google e Microsoft são conhecidas por adotar uma abordagem bastante flexível quanto ao que pode ser utilizado (e feito!) no ambiente de trabalho. Talvez este seja o caminho. O texto é muito interessante, recomendo a leitura.

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