O GMail Labs traz uma quantidade incrível de recursos adicionais que você pode ativar no melhor webmail de todos os tempos da última semana, mas estava pensando que há um recurso muito interessante que ainda não foi implementado, e é uma funcionalidade daquelas tipo "Por que ninguém pensou nisso antes ?". Trata-se do que eu vou chamar de Default BCC.
Mas qual a idéia ? Bom, já existe um recurso que permite enviar cópia das mensagens para um endereço indicado, em cópia oculta (BCC), mas não é disto que estou falando. Estou falando daquela dica básica de segurança que todos sabemos e até fornecemos aos amigos e familiares: ao enviar mensagens, coloque os endereços no campo BCC ao invés do TO, de forma que, caso a mensagem seja repassada, os endereços dos destinatários sejam protegidos contra os famigerados SPAMMERS, que não perdem uma oportunidade de coletar endereços e aumentar a sua base de usuários para "mala direta".
Então vem a pergunta: por que o GMail não faz isso automaticamente ? Ou seja, o padrão deveria ser ativar o campo BCC ao invés do TO para digitar os endereços dos destinatários, não acham ? Mais seguro, e creio eu, mais eficiente, já que, como o campo BCC não aparece automaticamente, é necessário clicar para ativá-lo antes de informar os destinatários da mensagem. Assim, teríamos mensagens enviadas com destinatários ocultos (e protegidos) e mais eficiência, já que quem costuma usar o BCC economizaria pelo menos um clique, ao menos com o GMail. De quebra, quem não usa o BCC passaria a usar, induzido pelo novo comportamento.
Fiz uma pesquisa rápida e não encontrei nenhuma referência a serviços de webmail ou clientes que possuíssem o recurso. Se souberem de algum, me informem por favor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário