Trago hoje dois textos muito bons do Windows Networking, que tratam sobre como preparar sua empresa para a tal computação em nuvem que já está aí, disponível, e que pode ser uma solução interessante para muitas empresas, desde que sejam avaliados corretamente os diversos aspectos envolvidos.
O primeiro texto, entitulado Considerações organizacionais na era da computação em nuvem (em inglês), trata sobre o que a empresa deve considerar antes de adotar serviços na nuvem. Virtualização, largura de banda, provisionamento, integração de dados, segurança e perfil da equipe de TI são aspectos relevantes discutidos. Uma frase que me chamou a atenção (em tradução livre): os técnicos "hardcore" vão sumir, e o esforço da TI será redirecionado para a melhoria dos processos, análise de dados e apoio à tomada de decisão. CIOs vão se tornar fiscais de tráfego de serviços, como muitos já são hoje".
O outro texto, entitulado Considerações de infraestrutura para computação em nuvem (em inglês), trata de aspectos como SLAs, redundância de conexão à Internet, latência e aplicativos cliente, identificando e ilustrando situações onde decisões sobre utilização de serviços na nuvem tomadas sem considerar todos os aspectos relevantes podem levar a perda de produtividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário