Este texto é uma tradução livre do original do Lifehacker.
Mito 1 - É necessário acordar cedo para ser produtivo
Há estudos que revelam que pessoas que acordam cedo tendem a ser pró-ativas, obter melhores notas na escola, o que as leva a melhores universidades, e melhores empregos. Por outro lado, pessoas que acordam mais tarde são mais criativas, espertas, têm mais senso de humor.
Entretanto, outro estudo mostra que o mais importante é trabalhar nas horas certas, ou seja, nas horas em que você é mais produtivo, seja cedo ou tarde. Organize-se para fazer o "trabalho duro" nas horas produtivas, e deixar atividades menos complexas para outros horários.
Mito 2 - Trabalhe além da exaustão
Estudos já desfizeram este mito há tempos, e deixam claro que, quando se sentir cansado, a melhor coisa é fazer uma pausa, "desligar um pouco", ou se dedicar a outra tarefa, enfim, qualquer coisa que ajude a mudar o foco e recuperar energias para retomar seus objetivos e concluir aquele trabalho.
Nossa força de vontade é limitada e deve ser usada com sabedoria.
Mito 3 - Múltiplos monitores aumentam/diminuem a produtividade
Usar mais de um monitor pode ser mais produtivo ou não, mas tudo depende do seu perfil. Não se trata de verdade absoluta.
Além disso, um dos estudos que apontava o uso de vários monitores como sinal de produtividade foi patrocinado pela Apple e coincidiu com o lançamento de seu Apple Cinema Display. Outro foi patrocinado pela NEC, fabricante de monitores.
De todo modo, há estudos que indicam que o uso de mútiplos monitores, ou monitores maiores, pode aumentar a produtividade se o seu trabalho pode ser beneficiado por mais "espaço visual". Minha experiência mostra que, quando precisamos lidar com várias tarefas ao mesmo tempo, como é o meu caso, mais de um monitor pode fazer bastante diferença.
Mito 4 - O excesso de informação está nos tornando burros (desconecte da web para ser produtivo)
A Internet pode nos fazer lembrar menos coisas, afinal basta lembrar como acessar o Google, né ? Mas isto não significa que estejamos ficando menos inteligentes, apenas mais preguiçosos, talvez.
Por outro lado, a Internet traz, de um modo mais fácil do que nunca, uma infinidade de possibilidades de distração, o que pode fazer com que pessoas desorganizadas ou descontroladas "se percam" vagando pela web indefinidamente, destruindo completamente sua produtividade. Mas isto não é culpa da web, é culpa sua, que não consegue manter o foco. Se necessário, há inúmeras ferramentas na própria web que ajudam a manter o foco numa tarefa.
Einstein dizia que não precisava saber "de cabeça" a velocidade da luz, pois esta informação estava disponível nos livros. É por aí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário