A Computerworld da Nova Zelândia (sede do MEGA :P) elencou 6 funcionalidades que o Libre Office 4.0 deve trazer, e tem coisa bem interessante:
- Suporte para temas do Firefox
- Um novo nível de integração entre o Libre Office e o Firefox vai permitir escolher "Ferramentas", "Opções", "Personalização" e depois "Selecionar Persona", trazendo o tema usado no navegador para a suite.
- Integração com Unity
- Uma maior integração com o Unity da Canonical vai facilitar a interação com a suite para usuários do Ubuntu.
- Maior integração com aplicações e portais
- Com o suporte para os protocolo de interoperabilidade CMIS, será mais fácil para acessar documentos armazenados em sistemas, incluindo Alfresco, Nuxeo e SharePoint, segundo a equipe do projeto.
- Integração com Thunderbird
- Para os usuários de Debian e Ubuntu Linux, uma nova implementação de biblioteca vai oferecer acesso ao catálogo de endereços do Mozilla Thunderbird, facilitando o uso de recursos de mala direta, por exemplo.
- Filtro para o Publisher e Visio
- Um novo filtro de importação para os arquivos do Microsoft Publisher vai facilitar a sua manipulação. Também passam a ser suportados todos os formatos de arquivos existentes do Visio, do Visio 1.0 - lançado em 1992 - até o Microsoft Visio 2013, lançado no ano passado.
- Melhorias de desempenho
- O desempenho ao carregar e salvar vários tipos de arquivo foi melhorado consideravelmente no LibreOffice 4.0, incluindo os formatos rtf e ods. Há também melhorias em vários componentes do LibreOffice, bem como correções de bugs.
O Release Candidate do Libre Office 4.0 pode ser obtido aqui.
O LibreOffice 4 e o OpenOffice continuam sendo básicos demais. A melhor alternativa grátis ao MicroSoft Office é o FreeOffice.
ResponderExcluir