Li nos últimos dias um excelente (e curto) texto que ilustra como podemos ser (facilmente ?) enganados pela propaganda de fornecedores de soluções de armazenamento. Por isso resolvi compartilhar aqui algumas lições que tirei do texto.
Vazão (throughput) e Latência
Do ponto de vista do desempenho de sistemas de armazenamento, estas são as duas medidas mais importantes, portanto desconfie de afirmações que não destaquem a taxa de operações executadas por segundo (IOPS ou MB/s) e o tempo de espera para realização de uma operação.
Sequencial x Aleatório
Para operações aleatórias, é melhor medir a vazão em IOPS, pois as solicitações terão tamanho de bloco variável.
Para operações sequenciais, é melhor medir a vazão em MB/s, pois as solicitações terão tamanho de bloco fixo.
Tamanho da fila e do bloco
O tamanho da fila de I/O influencia na latência, enquanto o tamanho do bloco influencia na vazão.
Por isso, desconfie de afirmações que considerem o tamanho da fila igual a 1, pois isso implica em subutilização do sistema e não reflete a condição real de uso na maioria dos casos.
Desconfie também de afirmações sobre tamanho de bloco reduzido (512 bytes, por exemplo), pois também não reflete a realidade. Um teste válido deve considerar tamanho de pelo menos 4K.
Siga-nos no Twitter!
Curta nossa página no facebook!
Receba os textos via e-mail ou RSS!
Confira outros textos sobre o tema!
O grande segredo é você conhecer seu ambiente. Um bom levantamento e análise de dados é o que vai te dizer qual é o mínimo necessário para satisfazer as suas necessidades. Se você conhecer bem o seu ambiente, saberá analisar os projetos oferecidos e identificar quando uma oferta é boa ou não. Por exemplo, se realmente um benchmarking baseado em blocos pequenos vai ou não suprir as suas necessidades. Ou, ainda, se estão ofertando um storage com frontend FC (e, consequentemente, switches e HBAs) por necessidade ou extorsão!
ResponderExcluir