Chegou o final do ano, e é hora de adiantar as compras e evitar a correria. Para encontrar os melhores preços, comprar no exterior pode ser uma ótima opção, e comprando agora talvez dê tempo de ter seu produto até o natal. Quem sabe ? Confira nossas dicas e tire suas conclusões.
Já falamos aqui sobre compras no exterior algumas vezes, e, apesar das medidas pontuais do governo para reduzir produtos da linha branca, automóveis e outros nos últimos anos, o fato é que os impostos absurdos que pagamos e o "lucro Brasil" ainda fazem com que paguemos muito caro por muitos produtos, valendo a pena, muitas vezes, comprar no exterior, mesmo tendo que arcar com imposto de importação e IOF.
Resolvi fazer este levantamento para facilitar a vida de quem pretende comprar no exterior e tem receio dos impostos ou de que as mercadorias não cheguem. Então vou tentar informar os requisitos para uma boa compra, lojas confiáveis e tipos de produtos que mais vale a pena comprar. Confiram!
Requisitos
Cartão de crédito internacional é uma boa opção, mas atente para o IOF de 6,38% para compras no exterior, por isso avalie se, mesmo com IOF e imposto de importação em torno de 60% (que pode variar a depender do produto, e incidir sobre o produto + frete), a compra compensa.
Muitas vezes compensa, acredite!
Paypal em dólar também é uma opção, caso tenha alguma fonte de renda no exterior, como os sites para freelancers que indicamos, onde você pode fazer umas verdinhas.
Produtos que valem a pena
Eletrônicos são o tipo de produto mais buscado para compras no exterior, sendo possível encontrar preços extremamente atrativos. Entretanto, há alguns problemas. O primeiro é que são produtos extremamente visados, e a chance de ser taxado na entrada no Brasil é enorme, por isso faça suas contas considerando todos os impostos possíveis (e até multas em alguns casos) antes de comprar. O segundo é que, com exceção dos sites chineses, a maioria das promoções são restritas aos EUA, o que dificulta o acesso aos melhores preços para entregas no Brasil.
Outra questão que vale a pena destacar com relação aos eletrônicos é a garantia, pois você pode ter dificuldades para encontrar assistência em caso de defeito, e enviar o produto para o exterior pode ficar caro. Se a compra foi num site chinês então, é prejuízo praticamente certo.
E ainda há a questão da compatibilidade, especialmente no caso de smartphones, onde o padrão 4G adotado em vários países é diferente do adotado no Brasil, o que pode te causar muita dor de cabeça. Portanto, para comprar eletrônicos no exterior, busque informações detalhadas sobre o produto e busque ajuda de um especialista se necessário, para não cometer erros.
Roupas são uma outra opção que descobri recentemente, e que recomendo. Mas há um enorme risco aqui: as medidas de roupas e sapatos lá fora são diferentes das do Brasil, portanto é necessário estudar e testar antes de comprar. Eu levei alguns meses (e alguns prejuízos com compras erradas) até encontrar o caminho para comprar roupas no eBay. Mas os preços são tão agressivos que compensa com sobras. É fácil achar roupas pela metade do preço do Brasil e até menos. E, comprando com parcimônia (não vá encomendar 50 camisas, né?), o valor fica dentro da cota de U$ 50 e a chance de ser taxado na entrada no Brasil reduz muito. Até porque não é um produto tão visado. Escolha sua grife preferida e seja feliz :)
Perfumes são outra opção interessante, e tomando os cuidados de sempre (verificar origem do produto, se é legítimo, autêntico, e se o vendedor é confiável), dá pra comprar sem maiores dores de cabeça. Confesso que não tenho comprado perfumes, mas tenho pesquisado bastante, e encontrei muita coisa interessante no eBay.
Móveis e utensílios domésticos são o tipo de produto que vislumbrei a possibilidade de comprar mais recentemente, mas ainda não arrisquei. Em conversas com colegas que compraram, fiquei bem impressionado com as possibilidades e pretendo testar em breve. Já vinha sondando algumas coisas no eBay, e com a "descoberta" do Ali Baba, vejo que muito em breve devo encomendar algumas coisas pra casa diretamente "do estrangeiro" :)
Por outro lado, independentemente do tipo de produto, é perceptível que o Brasil é um mercado de consumo muito atraente para lojas do mundo inteiro, o que se reflete numa quantidade cada vez maior de informações sobre lojas, produtos, especificações, taxas, etc, voltadas para brasileiros. Por isso, está ficando cada vez mais fácil obter informações e fazer compras no exterior com segurança.
Caso tenham experiência com outros tipos de produtos, não deixem de compartilhar aqui nos comentários!
Lojas recomendadas
A Amazon é certamente a opção mais recomendada para compras no exterior. Vendedores sérios, entrega confiável e produtos com preços muito atraentes. O ponto negativo fica por conta da entrega restrita ao Brasil. Já pesquisei alguns produtos lá e não encontrei para entrega aqui. Outro ponto negativo é não aceitar pagamentos via Paypal. Há quem diga que conseguiu, mas eu não. Bola fora da Amazon.
A eBay é minha loja favorita, pois lá encontro absolutamente de tudo e o sistema de avaliação de vendedores é confiável, o que garante um nível bem razoável de segurança para suas compras. Uso muito o recurso de restringir a busca a vendedores nos EUA, pra evitar produtos falsos ou "genéricos" chineses. É bem verdade que isso não garante totalmente, pois vários vendedores chineses já montaram "escritórios" nos EUA, mas não tenho tido problemas em minhas compras lá.
A Deal Extreme é velha conhecida dos brasileiros, sendo indicada em inúmeros sites e havendo até sites especializados em avaliar produtos adquiridos lá. Por ser uma loja da China, sempre há o risco de produtos um pouco diferentes do esperado ou com defeito. Há algum tempo não compro lá, mas conheço quem compra e a incidência de problemas é bem baixa.
Ali Baba (que nome, hein!?) é o mercado livre da China, que vale mais que o Facebook e fatura mais que eBay e Amazon, onde você encontra todo tipo de produto. Mas cuidado! Nem todos os vendedores lá são honestos, por isso avalie com extrema atenção a descrição do produto, tire suas dúvidas e só compre quando estiver absolutamente seguro de que é este o produto mesmo, para não ter surpresas desagradáveis.
Há outras lojas, e eu até desenvolvi uma pesquisa personalizada do Google para algumas delas, fique à vontade para pesquisar o que deseja.
Uma questão importante sobre as lojas diz respeito ao prazo de entrega. É praticamente impossível receber o produto em prazo inferior a 2 semanas, e a depender da loja (chinesas, estou falando com vocês) pode levar mais de dois meses. Por isso verifique a previsão de entrega e acrescente pelo menos uma semana depois que o produto chegar no Brasil, pra reduzir o risco de não receber o produto a tempo.
Eu não gosto dos sites tipo Compre da China e similares brasileiros. Pode ser preconceito, mas não compro lá. Há quem compre e goste, e se este for o seu caso, não deixe de comentar aqui, quem sabe não mudo minha opinião ?
Depentendo da quantidade de coisas e eletronicos que quer comprar vale a pena viajar pra fora e trazer na mala mesmo! Assim nao corre o risco de vir produto quebrado, trocado ou até mesmo de nem chegar! E ainda recomendo fazer um cartão de debito internacional, cujo dolar cobrado é o dolar comercial, muito mais barato e sem taxas de IOF!!
ResponderExcluirObrigado Melissa!
ResponderExcluirSe a pessoa tiver disponibilidade pra viajar, pode ser mais interessante ir lá pessoalmente comprar os produtos mesmo! Tem gente que vive disso inclusive!
Sem contar que é uma viagem, né ? Uma oportunidade de aproveitar outras coisas além das compras, conhecer lugares, enfim.
Eu faço isso. Não com nem palito de dente no Brasil. Tiro o carnaval e faço turismo trazendo "o mundo" pra casa. Vale muito a pena..rsrsrs
ResponderExcluirMuito bom o post amei vou sempre visitar seu website !!
ResponderExcluirMuito bom o post amei vou sempre visitar seu blog !!
ResponderExcluir