quarta-feira, 19 de março de 2014

5 provas de que o Big Data já afeta seu dia a dia


O Big Data já se tornou parte do dia a dia de muitos de nós, mesmo sem que percebamos. Empresas de todos os segmentos em todo o mundo têm iniciativas relacionadas à análise de grandes volumes de dados visando otimizar a oferta de seus serviços, o que está fazendo com que tenhamos uma experiência cada vez mais personalizada com as empresas das quais adquirimos serviços.

A seguir relaciono alguns exemplos dessa nova realidade.

1 - Melhorar a segurança na web

As tecnologias relacionadas ao Big Data já estão transformando a indústria de segurança e permitindo, combinada com a tecnologia de computação em nuvem, oferecer melhores soluções para detecção de intrusão, análise de logs e combate a ameaças de maneira geral.

2 - Melhorar as indicações de filmes

A Netflix é um case constantemente citado de uso do Big Data para análise de dados em tempo real com o objetivo de fornecer melhores recomendações de filmes aos seus assinantes. Eles estão constantemente testando seus algoritmos de análise de dados a partir da utilização do serviço de streaming pelos assinantes.

3 - Otimizar as recomendações de produtos

A Amazon é outro caso clássico de utilização da tecnologia de Big Data para otimizar as recomendações de produtos a seus clientes. Eles estão constantemente analisando os cliques e histórico de compras de seus mais de 150 milhões de clientes.

4 - Personalizar a educação

Como já falamos aqui, a combinação de Big Data com o poder do Data Mining já permite a análise de informações históricas e em tempo real (durante a aula) sobre comportamento de alunos, realização de atividades e desempenho, tornando possível adaptar os métodos de ensino para melhorar o aproveitamento dos alunos.

5 - Evoluir a experiência dos gamers 

Um dos cases que conheci recentemente e mais me chamou a atenção no uso da tecnologia de Big Data foi o da Microsoft, que analisa dados em tempo real para melhorar a experiência dos usuários no jogo Halo. Outro exemplo vem da Zynga, a empresa que fatura zilhões com jogos no facebook, e que lida com um volume de aproximadamente 10 TB por dia.

Os casos de uso do Big Data são inúmeros, em todos os segmentos, o que deixa cada vez mais claro que a utilização desta tecnologia pelas empresas não é uma questão de SE, mas de QUANDO. E tenho dito :)

Um comentário:

  1. Interessante. Será que já estão usando Big Data no contexto de ITSM para melhorar a experiência dos usuários de serviços de TI nas organizações?

    ResponderExcluir