O mercado de armazenamento de dados está sofrendo mais uma reviravolta, como acontece volta e meia com qualquer área do mercado de tecnologia. A idéia de redes de armazenamento baseadas em componentes de hardware redundantes e num dispositivo central, o famoso "storage", tem sido questionada diante de alternativas diversas que surgem a cada dia.
VMware VSAN, Nutanix e Nimble Storage são alguns exemplos de soluções que apostam numa "nova" arquitetura.
Diante deste cenário, listamos a seguir soluções baseadas em software livre que vale a pena conhecer, até porque é bem possível que no futuro próximo sua empresa venha a adquirir uma solução baseada num destes softwares.
As soluções aliam economia, desempenho e escalabilidade, características fundamentais em tempos de computação em nuvem e Big Data. Vamos à lista.
Parece que a idéia de armazenamento distribuído de objetos é o conceito básico das soluções de armazenamento modernas. É assim com o CEPH, que alega prover excelente performance, confiabilidade e escalabilidade.
A solução da Red Hat é um sistema de arquivos distribuído capaz de lidar com volumes de dados da ordem de brontobytes. Sim, Brontobytes (1k Yottabytes, ou 1m Zettabytes, ou 1b Exabytes, ou 1 trilhão de Terabytes - e chega, né?). O Gluster provê ainda alta disponibilidade, desempenho e algoritmos hash para controle do armazenamento de dados que são importantes em cenários distribuídos como os encontrados nas aplicações para Big Data.
O FreeNAS é velho conhecido de muitos profissionais de TI, é uma solução madura e se denomina "a mais potente e sólida solução NAS em software livre", o que deve ser verdade, considerando seus usuários: Disney, Nações Unidas, Universidades da Flórida, Michigan, dentre outros. Possui opções gratuitas e appliances comercializados com suporte agregado.
Uma das soluções que não conhecia, o Lustre é um sistema de arquivos escalável com foco em alto desempenho. Pode lidar com dezenas de milhares de nós e petabytes de dados.
Semelhante ao FreeNAS, torna fácil criar uma solução de armazenamento baseada em BSD utilizando hardware comum. Promete uma solução NAS de baixo custo, poderosa e customizável.
Mais uma solução conhecida de longa data, o Openfiler oferece recursos de NAS (através de NFS, CIFS e HTTP) e também de SAN (iSCSI e FC) através de um assistente fácil de usar. Com mais de um milhão de downloads, é usado pela Motorola, Polícia de Londres, dentre outros clientes. Opção de contratação de serviços de suporte disponível.
Mais um da lista de novidades (pra mim), oferece recursos semelhantes aos do Openfiler, sendo baseado no sistema OpenSolaris.
Solução NAS fácil de gerenciar, de instalação rápida e com suporte a relatórios estatísticos. Baseada em Debian, o que pra mim é uma vantagem, já que deve ser compatível com Ubuntu :) Também oferece plugins para ampliar suas funcionalidades.
Costumo utilizar servidores baseados no Turnkey Linux para simular soluções de armazenamento em meus treinamentos em virtualização com VMware. São mais de 100 opções de software pré-configurado num sistema Linux. Uma das opções é um servidor de arquivos com funcionalidade NAS. Costumo utilizar o iscsitarget, uma solução muito simples de instalar e configurar, além de NFS.