Que tal um chip com 16 núcleos de computação capaz de simular a atividade equivalente a 1 milhão de neurônios e um bilhão de sinapses ? Incrível, não ?
Este chip existe (pelo menos o protótipo), e se chama NeuroGrid. De acordo com o pessoal de Stanford responsável pelo projeto, é até 9000 vezes mais rápido que PCs convencionais, e vai permitir ampliar muito as possibilidades dos sistemas embarcados.
Além disso, o chip é muito econômico em termos de energia, e foi desenvolvido a partir da modelagem do cérebro humano. E é aí que está o problema.
Programar este tipo de componente requer (até agora, pelo menos) um neurocientisca com conhecimento sobre o funcionamento do cérebro e capaz de traduzir isto em código. Os pesquisadores estão trabalhando em compiladores e outras ferramentas que possam simplificar a programação do componente e viabilizar seu uso por programadores "normais".
O custo também é um problema (U$ 40 mil cada protótipo), mas sabemos que isso é mera questão de tempo, uma vez que o projeto se torne viável.
Acredito que o uso deste tipo de componente em dispositivos "vestíveis" (wearable) vai transformar a maneira como percebemos o mundo. A ficção científica e a realidade se aproximam rapidamente.
Via GigaOM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário