A Big G liberou recentemente uma ferramenta chamada Rappor (Randomised Aggregatable Privacy-Preserving Ordinal Response), que promete facilitar a vida de quem precisa de dados coletados através de apps. navegadores, etc, mas tem que atender às necessidades de privacidade dos usuários.
A idéia é obter estatísticas estimadas através do que denominaram "privacidade diferencial", que seria uma forma segura de garantir a privacidade individual, ao mesmo tempo que permitiria a obtenção de dados estatísticos sobre um conjunto de indivíduos.
O processo de coleta de dados funciona com base na chamada "resposta aleatorizada aleatória", onde o dado solicitado pode ser real ou fictício, a depender do resultado de uma operação aleatória, como jogar uma moeda.
Assim, imagine que o Google quer saber se você tem uma certa extensão instalada no Chrome. O navegador então "jogaria a moeda", e responderia a verdade, caso o resultado fosse cara. Se o resultado fosse coroa, o navegador responderia sim.
A consequência disso é que os resultados "SIM" serão maioria, porém, considerando que a probabilidade de ocorrência de cara ou coroa é a mesma (50%), é possível estimar a quantidade de usuários que efetivamente teriam a tal extensão instalada no navegador, a partir das respostas sim que excederem o percentual de 50%. Porém, não seria possível revelar exatamente quem tem e quem não tem a extensão, garantindo assim a privacidade do indivíduo.
Com a necessidade de conhecer cada vez melhor o perfil dos usuários (a Google criou a ferramenta para analisar comportamento malicioso no Chrome, mas já tem gente visualizando uso em áreas como marketing), e com a preocupação com privacidade em alta, é natural que se busquem alternativas para viabilizar a coleta de dados sem prejuízo da privacidade dos usuários.
A grande questão, na minha opinião, se deve à falta de credibilidade de grandes empresas quando se trata do quesito privacidade. Seria o Rappor uma iniciativa louvável realmente, ou apenas [mode paranóia ON] uma maneira de maquiar a coleta de dados para entregar ao FBI e NSA ? [mode paranóia OFF].
E você ? O que acha da idéia de uma ferramenta engenhosa como esta ?
Via SC Magazine.
Nenhum comentário:
Postar um comentário