O Lifehacker traz um texto bem interessante mostrando como usar um script chamado apt-fast, criado pelo Matt Parnell, para turbinar o apt-get, aumentando (e muito!) a velocidade das instalações e atualizações de pacotes no Ubuntu e outras derivações do Debian.
Para instalar o script é muito simples:
- Acesse o site do apt-fast e baixe o script;
- Salve o script em /usr/bin ou outra pasta de binários da sua preferência com "sudo mv apt-fast.sh /usr/bin/apt-fast" (note a remoção da extensão);
- Dê permissão de execução ao script com "sudo chmod +x /usr/bin/apt-fast";
- Instale o axel, acelerador de downloads usado pelo script, com "sudo apt-get install axel".
Feito isto, basta utilizar o comando apt-fast em lugar do apt-get em suas operações. E para tornar ainda mais simples, vou compartilhar a função que criei no meu arquivo .bashrc para facilitar a atualização do sistema sempre que desejar (coisas de um maníaco por atualizações que utiliza Chrome, Chromium, Firefox e uma lista de outros aplicativos em suas versões de desenvolvimento com atualização diária).
Aqui está a função pra ser incluída no arquivo .bashrc da pasta home do usuário:
apt () {
sudo apt-fast update
sudo apt-fast -y --force-yes dist-upgrade && sudo apt-fast clean
sudo apt-fast -y autoremove
}
Pra finalizar, execute ". .bashrc" pra validar a função incluída no arquivo, e depois basta usar o comando apt sempre que quiser atualizar seu sistema e limpar os pacotes não usados ao final do processo.
Siga-nos no Twitter!
Receba os textos via e-mail ou RSS!
Confira outros textos sobre o tema!
Nenhum comentário:
Postar um comentário