Assisti a várias palestras sobre computação em nuvem, já resenhei algumas, e resolvi concentrar as demais num post só. Já estou cansado de tanto escrever sobre as mais de 30 palestras que assisti :(
Cloud AWS - Problemas complexos, soluções simples
A palestra so Sérgio A. Pohlman mostrou como montar (e quais cuidados tomar) para usar a nuvem da Amazon gratuitamente. Vamos aos pontos mais importantes.
- Antes de mais nada, é necessário criar uma conta em aws.amazon.com;
- Necessário fornecer dados de cartão de crédito!
- Depois é possível criar uma instância para testes, e escolher a ferramenta com a qual deseja trabalhar para o gerenciamento da AMI (termo usado pela Amazon para instâncias, ou máquinas virtuais);
- O gerenciamento pode ser feito pelo próprio site, através da AWS API ou do Elasticfox, uma extensão para Firefox.
- AMIs gratuitas são identificadas com uma estrela, e é bom ficar atento pois a Amazon tenta induzir a escolher uma AMI paga;
- Instâncias EC2 perdem as atualizações quando são desligadas, instâncias EBS não, por isso é interessante escolher instâncias cujos dados são armazenados no sistema EBS, e não EC2.
- AMI gratuita, tipo Micro - até 2 ECUs, 1 core, 613 MB RAM. Deve atender para serviços simples, especialmente rodando Linux.
- Criar um par de chaves para acesso à AMI via SSH;
- Escolher ou criar grupo de segurança, que vai definir regras de acesso a serviços, funcionando como firewall;
Depois de apresentar o passo a passo para usar as AMIs da Amazon, o Sérgio apresentou scripts desenvolvidos para resolver o problema da mudança de IPs, já que é necesário pagar mais caro por um IP fixo, e assi eles desenvolveram um conjunto de scripts que identifica os IPs em uso atualmente nas instâncias e corrige as configurações das máquinas (servidores web, aplicação, BD, etc).
Web Services e Computação em Nuvem com PHP
A palestra do Flávio Gomes Silva foi bem legal, especialmente pra mim que não conhecia nada do framework Zend.
Ele mostrou que o Zend tem API pronta pra maioria dos serviços web 2.0 (Delicious, EBay, Flickr, Slideshare, Twitter e muito mais), e tem também suporte às nuvens da Microsoft (Windows Azure) e Amazon, através de uma camada de abstração que possibilitaria a independência de fornecedor, permitindo, por exemplo, portar sua aplicação para outro provedor sem alterações no código.
Depois ele citou o phpfog, um serviço de hospedagem gratuita de php, que ele usou pra fazer testes.
Alta disponibilidade de servidores web com as facilidades da nuvem
A palestra do Antônio Carlos Pina, da Tecla, mostrou como projetar uma solução de balanceamento de carga pra aplicações web prevendo a utilização de recursos na nuvem. Destaco as informações que julguei mais interessantes.
- A nuvem permite escalar aplicações horizontalmente sob demanda, garantindo que não seja necessário alocar mais que o necessário prevendo momentos de pico, otimizando assim a alocação de recursos;
- Ele pontuou o problema da preservação de sessão em aplicações web e BD quando se faz balanceamento Round Robin;
- Há duas maneiras de implementar balanceamento
- NAT - usando soluções como LVS/IPS e Ultramonkey
- Usando soluções de proxy reverso, como HAProxy e Varnish
Finalmente, comentou sobre as empresas nacionais que provêem IaaS:
- Locaweb - segundo ele, usava VMware e agora é Xen Cloud
- UOL Host - era Xen Server, e estaria migrando pra VMvware
- Tecla - usa Xen community
Siga-nos no Twitter! ou Buzz
Receba os textos via e-mail ou RSS!
Confira outros textos sobre o tema!
Nenhum comentário:
Postar um comentário