domingo, 25 de maio de 2008

7 fatores de sucesso/fracasso na gestão de serviços de TI

Este post é para recomendar um blog muito interessante, do Troy DuMoulin, diretor de estratégias de produto da Pink Elephant. O blog The Hitch Hiker's Guide to the ITIL Galaxy and Beyond trata, como o nome sugere, de ITIL, e é fonte de informação extremamente útil para quem se interessa por gestão de TI.

Para exemplificar, registro aqui o excelente artigo 7 Enablers & Constraints Of ITSM, que indica 7 fatores importantes a serem considerados na gestão de serviços de TI, pois podem facilitar ou dificultar o processo. São eles:
  • Liderança: suporte e patrocínio da alta gestão no processo
  • Recursos: garantia de acesso aos recursos necessários ao processo, sejam financeiros, pessoal ou outros
  • Conhecimento: nivelamento no conhecimento sobre o processo de gestão
  • Ferramentas integradas: processo de gestão suportado por soluções integradas
  • Implementação: capacidade da organização em implementar normas, políticas, processos e ferramentas
  • Mudança comportamental: capacidade de modificar a cultura e comportamento da organização e garantir a aderência às novas práticas a longo prazo
  • Momentum: necessidade de manter o "timing", sustentando a prioridade e recursos financeiros para o processo de gestão

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