Uma das ferramentas mais interessantes e úteis é o vSphere PowerCLI, que, uma vez instalado no Windows, permite, através de scripts powershell integrados à API da VMware, realizar um sem número de tarefas de gerenciamento do ambiente virtualizado a partir da linha de comando. Outra é o vSphere SDK for PERL, para quem prefere esta conhecidíssima linguagem. Ambas podem ser utilizadas no Windows e Linux.
Com isso é possível expandir as possibilidades de gerenciamento do ambiente e alcançar um nível bem interessante de automação, na medida em que passa a ser possível, entre muitas outras tarefas possíveis, agendar a migração de uma VM, a atualização de um host via Update Manager, listar as VMs e salvar num arquivo CSV, e tudo mais que sua imaginação e necessidade possa requerer. E com a simplicidade de agendar uma tarefa (bat) no Windows (ou Linux)!
Uma excelente fonte de informação sobre o assunto é o texto do Simple Talk, e muitos exemplos de scripts powershell podem ser encontrados no site da VMware. Pra quem prefere PERL, o vGhetto script repository traz diversos exemplos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário