Javascript: agora é sério
Esta palestra do Luciano Ramalho (ramalho.org) foi bem interessante, o cara é muito experiente e eu, que estou querendo me aventurar no javascript, descobri que estou no caminho certo, já que a linguagem tem evoluído pra se tornar uma alernativa inclusive para uso do lado servidor, e não apenas uma "linguagem de interface".
Ele fez diversas críticas à linguagem, e disse que só agora o javascript começa a ser considerado como algo sério, antes era motivo de piada por uma série de razões descritas na apresentação, como a tipagem fraca.
Por outro lado, a linguagem possui recursos muito úteis, como a possibilidade de passar funções como parâmetro para outras funções, viabilizando de uma forma até elegante a implementação de soluções para problemas comuns das aplicações web, como a resposta a um evento.
Um aspecto bastante enfatizado na apresentação foi a necessidade de aprender a programar de forma assíncrona, pois as aplicações modernas se beneficiam muito disso, especialmente na web. O Luciano mostrou alguns códigos, que não me atrevo a comentar aqui, e falou um pouco sobre o nodejs, que pretendo estudar depois.
Outro ponto abordado foi a dificuldade em encontrar informação oficial sobre javascript, e indicou o site da Mozilla: https://developer.mozilla.org/en/javascript.
Em resumo, uma palesta bem interessante sobre as tendências de uma das linguagens mais usadas atualmente.
SUMO - How Mozilla supports 400 million users with 6 employees
Esta é uma palestra que acabei não assistindo, mas acho que deve ter sido interessante, por isso comento aqui. SUMO é um apelido para o SUporte da MOzilla (http://support.mozilla.com/pt-BR/home), e acredito que a palestra tenha sido em torno da estrutura utilizada para manter o site.
Siga-nos no Twitter! ou Buzz
Receba os textos via e-mail ou RSS!
Confira outros textos sobre o tema!
Fui procurar no Google pela palestra do Ramalho, e me deparei com o teu blog. Tá rápido no gatilho, hein? hehe
ResponderExcluirAdorei a palestra do cara também. Eu não conhecia ele, e confesso que a didática me impressionou muito.
A explicação que ele deu de "objetos de primeira classe", ou no caso do JS, "funções de primeira classe" foi excelente. Na internet eu só via explicações demasiadamente técnicas sobre isso (e outros termos, claro), e ele explicou como um "doce". Muito bom.
Vi que você está fazendo um parecer sobre todas as palestras que vai. Muito boa iniciativa!
Aproveitando o contato e voltando ao assunto da palestra do Ramalho, tu sabe se ele vai disponibilizar os slides dela em algum meio? Procurei no site dele (blog) e não achei nada. Pelo que vi ele não tem Twitter também (?).
Bom, se tiver anotado o e-mail ele, já ajuda.
Abraços!