sexta-feira, 1 de julho de 2011

#FISL 12: #Joomla! como plataforma de desenvolvimento de soluções

A palestra do Emerson (@fititnt) prometia, mas acabou sendo decepcionante. Ele iniciou dizendo para aqueles que estavam interessados em aprender a programar com o Joomla! que ali não seria o lugar. Mas o nome da palestra sugeria o contrário! Além disso, ele se perdeu na condução da palestra, e acabava enveredando por assuntos meio fora de contexto, chegando a afirmar a pérola "fazer um cego ver um site" ou algo assim, se referindo à necessidade de acessibilidade nos portais do governo.

De todo modo, a mensagem que ele passou foi interessante. Ele deixou claro que, além de CMS, o Joomla! é um framework de desenvolvimento MVC, e que isso pode ser utilizado independentemente do CMS, e esta característica seria destacada na versão 1.6 que saiu há pouco tempo.

Tenho também que destacar que a palestra traz uma idéia muito importante embutida, a de que precisamos olhar com mais atenção para as soluções que utilizamos em nosso ambiente. E isso independe de ser uma solução livre. O fato é que tendemos a buscar a solução para problemas novos em soluções novas, o que nem sempre é necessário.

Vou exemplificar utilizando a realidade do órgão em que trabalho. Hospedamos um portal nacional que era composto de diversas soluções de colaboração, e que hoje é baseado em Joomla! com extensões. Tenho certeza de que hoje as necessidades dos usuários do portal são melhor atendidas que antes. Inclusive esta mudança teve a ver justamente com a identificação, pelo departamento responsável pelo portal, das vantages de "desenvolver" em cima do Joomla! e usar extensões ao invés de utilizar produtos separados que já apresentavam problemas. Daí meu grande interesse pela palestra.

 

Não costumo criticar palestrantes, ainda mais publicamente, mas tenho certeza que outras pessoas ficaram tão ou mais decepcionadas que eu, por isso fica aqui também como desabafo. Acredito que o Emerson conhece de Joomla!, estou inclusive seguindo o perfil dele no twitter, mas na palestra ele mandou mal.

Siga-nos no Twitter! ou Buzz
Receba os textos via e-mail ou RSS!
Confira outros textos sobre o tema!

Um comentário:

  1. Concordo plenamente, a palestra foi decepcionante. E o que mais irritava era que o palestrante se enrolava para dar exemplos de algumas coisas, como se não estivesse preparado o sufiente, sem falar no "hããããããã..."

    ResponderExcluir