segunda-feira, 4 de julho de 2011

#FISL 12: #rrdtool por Tobi Oetiker

Em mais uma daquelas palestras em que me senti fazendo parte da história, vi o "pai da criança" apresentar o rrdtool, uma das ferramentas mais usadas em soluções de gerenciamento ou qualquer aplicação que precise gerar relatórios e gráficos com dados coletados ao longo do tempo. Nas palavras de Tobi Oetiker, o rrdtool é um "banco de dados de séries temporais" (tradução livre).

Mas a apresentação começou com Tobi brincando com um dos seus mais novos experimentos, o "Extopus - The Monitoring Agregator", uma ferramenta que, pelo que entendi, promete agregar todos os dados coletados e gráficos correspondentes numa única interface, evitando aqueles scripts inconvenientes, como o indexmaker do MRTG.

Pesquisando um pouco no site encontrei ainda o Torrus, definido como uma alternativa ao MRTG e outras ferramentas de gerenciamento, contemplando recursos como discovery, alertas, relatórios e coletas via SNMP.

Mas voltando ao foco da palestra, o rrdtool foi apresentado como uma ferramenta de coleta e armazenamento de dados coletados em "séries temporais", otimizado para desempenho, provendo recursos como a consolidação automática dos dados com base nas definições do usuário.

Depois ele demonstrou o que a ferramenta é capaz, com exemplos de configurações e gráficos, mas não deu pra anotar muita coisa, por isso prefiro indicar um dos muitos tutoriais no site dele. Só pra destacar alguns recursos importantes, o rrdtool é capaz de sumarizar automaticamente os dados, permitindo, por exemplo, criar gráficos diários com dados coletados a cada 5 minutos e gráficos semanais com dados coletados/consolidados a cada 6 horas, de forma extremamente eficiente e com previsibilidade do espaço em disco necessário, já que o rrdtool automaticamente sobrescreve dados antigos conforme a necessidade.

Fiquei impressionado com a versatilidade do software, e, embora seja um pouco complicado de entender no início, finalmente posso dizer que sei como o rrdtool funciona, e de repente até me arrisco a usá-lo em lugar do MRTG nas minhas aulas de gerenciamento de redes.


Siga-nos no Twitter! ou Buzz
Receba os textos via e-mail ou RSS!
Confira outros textos sobre o tema!

Nenhum comentário:

Postar um comentário