A palestra do Takanori Suzuki, desenvolvedor de patches para o Zabbix e membro do grupo no Japão, mostrou que, desde a versão 1.8, é possível ter acesso a informações dos itens monitorados pelo Zabbix, hosts, alertas e muito mais a partir de outras aplicações, utilizando a API nativa do software.
Ele demonstrou o recurso através de uma ferramenta chamada zabcon, uma espécie de shell, que foi desenvolvida em ruby e permite coletar dados sobre o monitoramento com comandos simples como "get host" ou "get item".
Esta foi a parte da apresentação que vi, pois estava bem complicado entender o inglês do japa ;-)
Observando a apresentação dele que está disponível no slideshare (link no início do texto), notei que depois ele enveredou por uma série de operações mais avançadas, aparentemente utilizando a API através do curl (ainda vou fazer um post sobre este poderoso comando), simulando um navegador e fazendo chamadas JSON. Não me aventuro a explicar mais nada, pois não é a minha praia.
Como já mencionei antes, o Zabbix parece estar se consolidando como a principal ferramenta de monitoramento baseada em software livre, com recursos cada vez mais avançados e facilidades para o administrador.
Siga-nos no Twitter! ou Buzz
Receba os textos via e-mail ou RSS!
Confira outros textos sobre o tema!
Nenhum comentário:
Postar um comentário