A apresentação sobre o Ubuntu Enterprise Cloud feita pelo David Duffey, e mostrou alguns dados que me surpreenderam.
- O Ubuntu já está empatado (em 1º lugar) com o Red Hat em número de servidores web;
- O Ubuntu já é o 2º S.O. mais usado por desenvolvedores Eclipse, com 32% (só perde para o Windows, com 58%);
A Canonical deixou claro que está investindo para tornar o Ubuntu a plataforma preferida pelos desenvolvedores, o que acredito seja uma estratégia interessante, pois automaticamente haverá uma influência nos ambientes de produção e, de repente, até no ambiente do usuário final.
Outro ponto de destaque da palestra foi a apresentação do Ubuntu Advantage, o pacote de serviços de suporte oferecido pela Canonical e que pode ser interessante para ambiente corporativo, englobando:
- Consultoria;
- Acesso a engenheiros de suporte;
- Ferramenta de gerenciamento do parque (Landscape);
- Versões Essential, Standard e Enterprise - a primeira não oferece suporte a cloud;
Vale ainda destacar a demonstração do Byobu, o emulador de terminal desenvolvido pela Canonical e que inclui diversas estatísticas. É possível saber até quanto custa o uso de uma instância da Amazon em tempo real. Faça um "apt-get install byobu" e confira!
O David destacou ainda a visão da Canonical de cloud como um modelo econômico baseado em serviços e disponibilizado através de software livre, e informou que hoje o UEC está baseado na solução da Amazon por ser este um padrão "de fato" no mercado, e que está investindo na portabilidade através de soluções como OpenStack, Eucalyptus, Amazon e Rackspace.
Foi demonstrado ainda o ensemble, objeto de análise aqui no blog.
Finalmente, foram destacadas as funcionalidades relacionadas à nuvem previstas para as próximas versões do Ubuntu, que incluem o suporte às versões mais novas do Eucalyptus e OpenStack, além de pacotes otimizados para Hadoop e bancos NoSQL, suporte à plataforma ARM e facilidades para a criação de "personal clouds".
Siga-nos no Twitter! ou Buzz
Receba os textos via e-mail ou RSS!
Confira outros textos sobre o tema!
Nenhum comentário:
Postar um comentário