quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O #Windows 7 não deu conta!

Atenção! Este post tem cunho humorístico, e não deve ser interpretado ao pé da letra :P

A imagem acima foi tirada de uma demonstração do Windows 7 rodando numa super máquina com 4 processadores de 12 núcleos! Resultado:

  • O Windows reconheceu 24 processadores. Ou seriam núcleos ?
  • O Windows reconheceu "apenas" 192 GB de memória (eram 256 GB).
  • No teste de desempenho do Windows, o resultado não foi muito bom, porque faltou uma placa de vídeo topo de linha!

É claro que o teste foi somente "pra ver no que dava", pois o uso da máquina será para virtualização, com um sistema operacional de verdade: o VMware ESXi 5, também conhecido como "Linux para virtualização" :P.

É isso, pessoal. Este post é também uma forma de externar minha alegria em ter a possibilidade de "brincar" com uma super máquina dessas, um verdadeiro privilégio! O resultado da brincadeira deve começar a aparecer em breve em posts sobre virtualização.

Siga-nos no Twitter! ou Buzz
Curta nossa página no facebook!
Receba os textos via e-mail ou RSS!
Confira outros textos sobre o tema!

4 comentários:

  1. Da uma olhada na tabela de memória do windows - http://msdn.microsoft.com/en-us/library/aa366778(VS.85).aspx

    acho que para essa maquina o windows 2008 server R2 suporta fácil....

    ResponderExcluir
  2. Pois é Christian... colocando que versão do 7? Uma que não suporta fica fácil.... rs

    Outro detalhe sobre o "sistema operacional de verdade" A prórpia VMWare "confia" tanto no linux para virtualização como vc colocou que o VCenter só é suportado, ou seja, só roda em uma máquina com SO Windows... e vc sabe por que?
    Porque gerenciar todas as suas farms, todas as máquinas virtuais, todo o ambiente virtualizado é coisa séria, logo, não pode rodar em "qualquer" sistema operacional por ai, tipo um linux para virtualização... :P
    1 x 0

    ResponderExcluir
  3. Prezado Imparcial,

    1 - Este post foi uma brincadeira, como descrevi no texto, para testar um novo equipamento, por isso não leve tão a sério a questão do Windows 7 não ter suportado a configuração de hardware.

    2 - Qual o componente mais crítico de uma solução de virtualização ? O hypervisor, que "roda" as VMs efetivamente, ou as ferramentas de gerenciamento ?

    3 - Você está desatualizado, pois a versão mais recente da suite vSphere já permite utilizar o servidor vCenter em ambiente Linux. Na verdade, vai além, e fornece um Appliance Linux homologado pela VMware e com o vCenter pré-instalado. Que tal ?

    Muito grato pelo comentário!

    Christian.

    ResponderExcluir