sexta-feira, 31 de agosto de 2012

O #RAID como conhecíamos já era. É hora de repensar a proteção dos dados!

Antes de mais nada, quero agradecer ao "Malarro News" pela dica de mais um espetacular artigo do Robin Harris, do Storage Mojo, figurinha carimbada nas citações aqui do blog (recomendo ler sobre a reformulação da Lei de Moore). Mas voltemos ao tema principal do artigo: RAID.

O Robin informa (para minha surpresa e, creio, de muitos) que RAID 5 não funciona desde 2009 para disco SATA, e fornece referência. E pontua:

  • Os autores dos estudos que criaram o conceito de RAID em 1988 tomaram outros rumos;
  • Google e Amazon não usam RAID em suas estruturas de armazenamento;
  • HP, NetApp, EMC e Hitachi estão vendendo soluções noRAID;

A justificativa para não usar RAID, especialmente RAID 5, está no fato de que a evolução tecnológica dos últimos anos criou várias dificuldades para o algoritmo no qual o RAID se baseia:

  • Os discos estão maiores, em quantidade e capacidade;
  • O tempo de rebuild tem aumentado, e com ele o risco de outro disco falhar durante o processo;
  • O próprio volume de leituras e escritas do rebuild aumenta o risco de outra falha, e portanto é necessário suportar pelo menos 2 discos com falha;

Diante deste cenário, alguns fabricantes estão desenvolvendo suas próprias soluções, e a recomendação é, enquanto não se consolida uma alternativa aos mecanismos de RAID atuais, utilizar aqueles que suportam pelo menos a falha de dois discos, como o RAID 6.

Desde a década de 90, alternativas têm surgindo, permitindo inclusive determinar a quantidade de discos com falha que pode ser suportada, e algumas empresas têm investido nisso. A Amplidata é uma delas, e o Robin mostra um vídeo que revela as vantagens de utilizar estes novos algoritmos, que permitem resistir a até 4 falhas com um overhead de armazenamento entre 50 e 60%, o que é melhor que replicar em até 3 lugares diferentes a informação, como fazem, segundo ele, Google e Amazon.

Vamos aguardar os acontecimentos. Por enquanto, vi (numa busca rápida) que tem gente da HP e IBM desenvolvendo pesquisas a respeito.

Siga-nos no Twitter!
Curta nossa página no facebook!
Receba os textos via e-mail ou RSS!
Confira outros textos sobre o tema!

#TI como serviço: #ITaaS bem perto de você

O VMworld deste ano está trazendo muitas notícias interessantes, e aqui vai mais uma. Segundo o Bruce Hoard, do Virtualization Review, o V-Commander, produto da Embotics, promete trazer um grau de automação bem elevado para sua nuvem privada. É o chamado IT as a Service (ITaaS), que traz como ponto de partida o conceito de self-service para os clientes da TI.

A versão mais recente do produto vai além, e oferece a possibilidade de automatizar a requisição e aprovação de recursos virtuais e itens como celulares, laptops e servidores, e ainda assim garantindo controle para os gestores de TI. Isto é uma boa notícia, especialmente em tempos de BYOD/consumerização. Na página oficial do produto, são listadas funcionalidades como gerenciamento de capacidade, desempenho, configuração, mudança, ciclo de vida, cobrança, dentre outras (alguém mais pensou ITIL ?).

É o provisionamento da infraestrutura de maneira mais ampla, consistente e eficaz. Afinal, faz muito mais sentido fornecer "de uma vez" o desktop virtual, o smartphone e o laptop do usuário do que ter estes recursos demandados de forma isolada e confusa. Acho que é uma tendência que deve se consolidar, e precisamos observar como este mercado vai evoluir.

Vale a pena destacar também que esta solução é um claro exemplo de como nuvem e ITIL têm tudo a ver, como dissemos há alguns anos, embasados por quem conhece muito do assunto. A nova era da TI já começou!

 

Siga-nos no Twitter!
Curta nossa página no facebook!
Receba os textos via e-mail ou RSS!
Confira outros textos sobre o tema!

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

#VMware se volta para as pequenas e médias #SMB

A VMware está se dedicando mais ao mercado de pequenas e médias empresas, conforme atesta o blog oficial dedicado a este segmento. A mais nova versão do vSphere (5.1) traz recursos para simplificar as tarefas administrativas. Listemos algumas delas:

  • vSphere Web Client aprimorado (vide imagem) - mais fácil de usar, mais escalável e robusto, permite até interromper e retomar as tarefas mais complexas (como isso fazia falta!);
  • vSphere Data Protection - backup e recuperação de dados e máquinas virtuais. Espero que seja, finalmente, uma solução que atenda as necessidades, pois o Data Recovery tinha vários problemas;
  • vSphere Replication - replicação simplificada de máquinas virtuais para sites remotos;
  • vSphere Storage Appliance - a nova versão promete mais facilidade para criar sua SAN e viabilizar os recursos de alta disponibilidade;
  • vShield Endpoint - agora integrado à suite "padrão", promete oferecer mais segurança para suas máquinas virtuais;

Resta saber se houve mudança (redução, claro!) no custo da solução, que apesar de não ser cara, na minha opinião, considerando os recursos que oferece, ainda não é acessível a uma gama de empresas. A eliminação das limitações de memória no licenciamento pode ser um indicador de que a VMware entendeu que precisa se reposicionar, pois a concorrência é cada vez mais agressiva.

Além disso, as aquisições recentes da empresa podem indicar a necessidade de reavaliar seu posicionamento no mercado de computação em nuvem, pois ser lider em virtualização não implica ser líder em cloud, como as notícias recentes vêm indicando. Sou fã da VMware, e espero que ela se adapte e continue a ser um player destacado no mercado, mas com um "precinho ó" (estilo professor Raimundo, do saudoso Chico Anísio).

Siga-nos no Twitter!
Curta nossa página no facebook!
Receba os textos via e-mail ou RSS!
Confira outros textos sobre o tema!

Evento #Microsoft #SQLServer2012: só faltou mais público!

Ontem tive a oportunidade de participar do App Tour da Microsoft, um evento itinerante onde a gigante de Redmond apresenta suas soluções e, pelo que entendi, busca construir "comunidades" em torno delas. A Livia e o Luiz, da Microsoft, e o Moacir, de um parceiro, foram os palestrantes. O evento foi bem interessante, e destaco a seguir os pontos que me chamaram a atenção:
  • Chama a atenção o layout das apresentações, que soa como uma estratégia de design para passar uma mensagem subliminar de que o "estilo Windows 8" é legal e devemos nos acostumar com este tipo de visual. A Microsoft não dá ponto sem nó mesmo!
  • O SQL Server 2012 vem com bastante novidades, e traz ganhos significativos de desempenho, escalabilidade e recursos de alta disponibilidade interessantes;
    • O AlwaysOn permite criar grupos de disponibilidade e recuperá-los de forma mais simples;
    • Os problemas de autenticação de usuários comuns a operações attach/detach de bancos foram sanados;
    • O índice do tipo columnstore é uma novidade que vai agradar em cheio o pessoal do DW/BI, pois aumenta muito o desempenho das consultas (na demonstração, uma consulta passou de 13 segundos para milissegundos);
      • Este índice soou pra mim como a Microsoft incorporando a tecnologia NoSQL, e o termo foi descrito explicitamente em alguns momentos;
    • O recurso Power View deve agradar muita gente, pois permite a criação de relatórios, gráficos, dashboards e muito mais, com uma interface tão fácil que eu chamaria de "Powerpoint em Silverlight";
    • Recursos de integração com o Office, como o PowerPivot, e com o Sharepoint, também foram demonstrados, mas, na minha opinião, elevam muito os custos de aquisição pela exigência do Office e do Sharepoint, sejam licenciados por CALs de usuário ou OEM;
    • A Microsoft Virtual Academy tem vários cursos sobre o assunto, e vale a pena conferir;
  • O Visual Studio vem com diversos recursos bem interessantes para comunicação da equipe de desenvolvimento, focando (obviamente) em produtividade, e facilitando a identificação de erros e evitando retrabalho. A Microsoft incorporou até SCRUM e Kanban!
  • O Azure traz os recursos esperados para uma solução de hospedagem na nuvem
    • A facilidade característica dos produtos Microsoft (é muito fácil se cadastrar e criar uma VM teste pra usar por 90 dias);
    • Provisionamento de VMs com Ubuntu (sim, Ubuntu!), CentOS, OpenSUSE e até Windows, além de SQL e uma infinidade de templates disponíveis numa galeria de templates;
    • Provisionamento de banco de dados SQL, MySQL e outros;
    • Possibilidade de usar o serviço como IaaS ou PaaS;

Do que me lembro, é isso! Definitivamente a Microsoft está correndo atrás. E tá chegando forte na reta final!

Antes de terminar, quero deixar o meu destaque negativo para o público: cerca de 30 pessoas. Chega a ser ridículo. Vejo profissionais reclamando que não têm acesso a eventos ou oportunidades de obter novos conhecimentos. Por que não aproveitam estas oportunidades ? É muito comum vermos eventos na área de TI na Bahia completamente esvaziados, sejam da Microsoft, IBM, Software Livre ou qualquer outro.

Por que ? As empresas não liberam os funcionários ? Os funcionários não se interessam ? Alguém me explique como pode, numa região tão carente de eventos e acesso a informação de qualidade, tão pouca gente aproveitar este tipo de oportunidade ? Não entendo, mesmo.

Siga-nos no Twitter!
Curta nossa página no facebook!
Receba os textos via e-mail ou RSS!
Confira outros textos sobre o tema!

terça-feira, 28 de agosto de 2012

#VMware revê licenciamento e retira limitações de memória

Como vocês devem lembrar, no ano passado expus minha insatisfação com a mudança no licenciamento da VMware, que limitava a quantidade de memória alocada por host, além da já consagrada limitação por processador, prática comum do mercado. Agora, finalmente, eles entenderam que isso não foi uma boa idéia, e diante da concorrência (a Microsoft faz questão de dizer que sua solução não tem limitação no "estilo vRAM"), voltaram atrás. Melhor assim. Abaixo um trecho do informativo que comenta o anúncio feito no VMworld.

News: VMware Ditches vRAM Licensing
By Michael Domingo

The controversial vRAM licensing model for vSphere that VMware debuted at last year's VMworld, well, that's no longer an issue. VMware's newly installed CEO Pat Gelsinger made that clear at his morning keynote speech to the throngs of IT pros attending VMworld in San Francisco this week.

With the word "vRAM" projected and hexed out on a screen behind him, he said, "We are striking this word from our vocabulary," which immediately drew applause from the crowd.

Rumor of vRAM licensing's demise actually leaked out early last week from CRN's Kevin McLaughlin, whose sources said that "VMware will return to its previous CPU-based licensing model," upon the release of vSphere 5.1. That version is slated for release Sept. 15. Customers using version 5.0 will be able to revert to the CPU-based licensing as well. ... Continue reading. 

Siga-nos no Twitter!
Curta nossa página no facebook!
Receba os textos via e-mail ou RSS!
Confira outros textos sobre o tema!

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

4 soluções desenvolvidas com #Pentaho #BI que vale a pena conhecer

Hoje fui brindado com uma mensagem muito interessante sobre o Pentaho, solução de Business Intelligence de código aberto sobre a qual ando pesquisando recentemente. Uma das soluções mais conhecidas do mercado, o Pentaho foi adotado pela Lufthansa, e os exemplos descritos a seguir mostram porque a solução merece ser considerada como alternativa às caríssimas soluções proprietárias, mesmo considerando que há versões comerciais (bem caras, também) do Pentaho. Mas dá pra fazer tudo que se queira em termos de BI com a versão livre. Além do fato de que o Pentaho conta com uma série de ferramentas que foram incorporadas à suite ao longo do tempo, e que garantem mais opções e mais robustez ao produto.

Obras do PAC


Desenvolvido pela IT4Biz, este portal traz o mapa das obras, com valores e outras informações bastante úteis.

Análise dos aeroportos

Este outro exemplo traz informações sobre aeroportos, incluindo dados de aeronaves e passageiros, com base nos dados disponibilizados pela Infraero.

Estatísticas do Brasileirão


Este portal traz várias estatísticas interessantes do campeonato brasileiro, por time, jogador, temporada, com dados de 2010, 2011 e 2012.

Estatísticas da Champions League


Este site traz estatísticas do torneio de clubes mais importante da Europa.

Siga-nos no Twitter!
Curta nossa página no facebook!
Receba os textos via e-mail ou RSS!
Confira outros textos sobre o tema!

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Novidades em armazenamento no #VMworld #VMware #EMC

O Cormac Hogan, da VMware, traz algumas das novidades em soluções de armazenamento que devem se destacar no VMworld, que ocorre na semana que vem, em San Francisco, nos EUA. Vamos aos destaques:

  • A linha ISILON, da EMC, traz maior integração com VASA e VAAI, o que pode significar até 5 vezes mais desempenho em operações como clonagem e Storage vMotion;
  • A Nimble Storage promete mostrar os avanços em integração com o vSphere, melhorias na escalabilidade (vide imagem acima) e multipath;
  • A Nimbus Data promete storage com SSD de 10 anos de vida útil, e ainda arquitetura mais robusta e de menor custo;
  • A SimpliVity promete impressionar com seu OmniCube, um storage com ESXi embutido que oferece deduplicação nativa, compressão, replicação, e vários outros recursos interessantes, com foco em SMB;
  • A parceria Violin e Symantec deve revelar os avanços da fabricante de storage baseado em memória flash, a partir das soluções de gerenciamento de dados da gigante do mercado de segurança;
  • A Virsto deve apresentar sua solução de "aceleração de I/O", voltada para ambientes onde a virtualização de desktops já é realidade, e onde a necessidade de otimização dos linked clones é essencial.

Siga-nos no Twitter!
Curta nossa página no facebook!
Receba os textos via e-mail ou RSS!
Confira outros textos sobre o tema!

    sábado, 18 de agosto de 2012

    #ITIL 2011: vídeos que vale a pena conferir!




    Receba nosso boletim semanal!
    Tecnologia que Interessa!
    ITIL 2011 em 15 minutos

    ITIL 2011: Estratégia do Serviço

    ITIL 2011: Desenho do Serviço

    ITIL 2011: Transição do Serviço

    ITIL 2011: Operação do Serviço

    ITIL 2011: Melhoria Contínua do Serviço


    Siga-nos no Twitter!
    Curta nossa página no facebook!
    Confira outros textos sobre o tema!

    quinta-feira, 16 de agosto de 2012

    #Cursos #gratuitos do #MIT

    Já falamos aqui sobre as mudanças no modelo de ensino e as excelentes oportunidade para aprender na web. Hoje recebi a mensagem acima, graças ao cadastro que fiz num curso à distância, gratuito, do MIT, sobre eletrônica, algo que sempre me interessou e que nunca tive oportunidade de estudar. Desta vez não tive tempo, infelizmente. Mas não vou desistir.

    Espero que vocês leitores, especialmente os estudantes e os que estão em início de carreira, enxerguem a excelente oportunidade que está se apresentando para que possam adquirir conhecimento de qualidade, gratuitamente, e crescer "no pessoal e no profissional", como diria o Faustão. Aproveitem! Basta acessar!

    Siga-nos no Twitter!
    Curta nossa página no facebook!
    Receba os textos via e-mail ou RSS!
    Confira outros textos sobre o tema!

    terça-feira, 14 de agosto de 2012

    Clube do Hardware: iPhone 4S por até U$ 149,00

    O Clube do Hardware informa:

    Apple reduz preço do iPhone 4S

    Com o iminente lançamento do iPhone 5, a Apple deu carta branca para alguns revendedores para reduzir o preço do iPhone 4S em US$ 49.  O preço com desconto é válido apenas para aqueles que adquirirem o aparelho com contratos de operadoras norte-americanas. Com isso o preço do iPhone 4S passa a ser os seguintes:

    - US$ 349,99 (64 GB)
    - US$ 249,99 (32 GB)
    - US$ 149,99 (16 GB)

    Saiba mais em:
    http://bit.ly/MXdFyF

    Siga-nos no Twitter!
    Curta nossa página no facebook!
    Receba os textos via e-mail ou RSS!
    Confira outros textos sobre o tema!

    quarta-feira, 1 de agosto de 2012

    #FISL 13: Análise final e links das palestras

     

    A seguir listo as palestras que consegui ver no FISL 13, com o respectivo link para o post sobre cada uma. Como sempre, algumas decepções (poucas!), mas no geral o evento foi bem interessante, muita informação e muitas idéias na bagagem. E que venha o próximo FISL, certamente um dos maiores eventos de tecnologia do país! Se tiver a oportunidade, participe. Vale muito a pena! E se não tiver, fique ligado aqui no blog, sempre tento trazer informações úteis sobre o que vi, refleti e aprendi nestes anos de FISL.

    Siga-nos no Twitter!
    Curta nossa página no facebook!
    Receba os textos via e-mail ou RSS!
    Confira outros textos sobre o tema!

    #FISL 13: Como fazer seu blog/site voar baixo sem muito esforço

     

    Nesta palestra o Bruno Gurgel (@bggo) falou basicamente sobre porque o cache é muito, muito importante mesmo para qualquer aplicação web atualmente. Em especial, gostei muito da parte em que ele mostra como, a partir de 10 usuários simultâneos, o uso do cache já faz bastante diferença. A palestra dele está disponível no slideshare. Vale a pena conferir!


     

    Siga-nos no Twitter!
    Curta nossa página no facebook!
    Receba os textos via e-mail ou RSS!
    Confira outros textos sobre o tema!