O VMworld deste ano está trazendo muitas notícias interessantes, e aqui vai mais uma. Segundo o Bruce Hoard, do Virtualization Review, o V-Commander, produto da Embotics, promete trazer um grau de automação bem elevado para sua nuvem privada. É o chamado IT as a Service (ITaaS), que traz como ponto de partida o conceito de self-service para os clientes da TI.
A versão mais recente do produto vai além, e oferece a possibilidade de automatizar a requisição e aprovação de recursos virtuais e itens como celulares, laptops e servidores, e ainda assim garantindo controle para os gestores de TI. Isto é uma boa notícia, especialmente em tempos de BYOD/consumerização. Na página oficial do produto, são listadas funcionalidades como gerenciamento de capacidade, desempenho, configuração, mudança, ciclo de vida, cobrança, dentre outras (alguém mais pensou ITIL ?).
É o provisionamento da infraestrutura de maneira mais ampla, consistente e eficaz. Afinal, faz muito mais sentido fornecer "de uma vez" o desktop virtual, o smartphone e o laptop do usuário do que ter estes recursos demandados de forma isolada e confusa. Acho que é uma tendência que deve se consolidar, e precisamos observar como este mercado vai evoluir.
Vale a pena destacar também que esta solução é um claro exemplo de como nuvem e ITIL têm tudo a ver, como dissemos há alguns anos, embasados por quem conhece muito do assunto. A nova era da TI já começou!
Siga-nos no Twitter!
Curta nossa página no facebook!
Receba os textos via e-mail ou RSS!
Confira outros textos sobre o tema!
Nenhum comentário:
Postar um comentário