sábado, 23 de março de 2013

Como se tornar um profissional de sucesso com a ajuda da web

Já falamos aqui várias vezes sobre o quanto a web pode ser útil pra você. A rigor, falamos sobre isso desde 2008! A vida na web pode ser muito mais que um status no facebook, uma tuitada ou um vídeo do youtube. A web pode fazer diferença na sua vida. Pra melhor, muito melhor! Muita gente já percebeu e aproveitou isso. Se você ainda não fez, ainda dá tempo. Confira as dicas a seguir e aumente (muito) as chances de se tornar um profissional de sucesso, sem depender de ninguém. Ninguém além de você, de sua determinação.

Mas chega de filosofia de autoajuda, e vamos ao que interessa. Afinal, o que a web pode fazer por você ? Como a internet pode te ajudar a se tornar "o cara" ? O profissional que toda empresa quer no seu quadro ? Por incrível que possa parecer, é bem simples.

A palavra chave é garimpar. Ou melhor, era.

Antigamente, para encontrar informação de qualidade na web, era necessário experiência, perspicácia e muito, muito cuidado. A Wikipedia sofre até hoje com informações não confiáveis, e o que dizer dos zilhões de sites criados e mantidos por gente sem o menor compromisso com a informação ? Por isso, só os "iniciados" na arte de garimpar a web eram capazes de encontrar informações verdadeiramente confiáveis e úteis. Não mais!

Eis que as pessoas mais preocupadas com a qualidade da informação (IMHO) entraram em ação pra mudar o jogo. Os educadores e gestores das melhores (e mais sérias) universidades do mundo perceberam que o conhecimento não poderia ter fronteiras, e se a web eliminou fronteiras em tantas e tão diversas áreas, por que não incluir a educação nesta lista ? Desde então temos visto uma incrível transformação na quantidade e qualidade de informações disponíveis, de forma estruturada e confiável, através da web. A Khan Academy e o MIT Open Courseware são dois exemplos que merecem destaque, mas há muito mais. Este tipo de iniciativa está sendo denominada MOOC (Massive Open Online Courseware), e existe até catálogo de cursos disponíveis (mais de um inclusive).

Eu fico tão empolgado quando falo, penso e escrevo sobre isso, que resolvi compartilhar com vocês algumas idéias. O que proponho a seguir é um exercício muito simples: pense na carreira que quer seguir, no que deseja para seu futuro profissional, e identifique, dentre as opções que vou indicar, onde encontrar informações que podem tornar seus desejos em realidade.

Vou começar com o meu exemplo, apenas por ser mais fácil. Tenho lido um pouco sobre Big Data, essa coisa de desenvolver a capacidade de lidar com grandes volumes de dados não estruturados (status em redes sociais, planilhas, textos), e resolvi estudar mais sobre o assunto. Vi então que, para me tornar um cientista de dados (tem gente dizendo que é a profissão do futuro!) precisaria estudar matemática, estatística e computação.

Como já tenho formação em computação, precisaria investir mais nas outras áreas. Já havia iniciado um curso muito legal sobre design, afinal não adianta nada analisar os dados e não saber apresentá-los ou disponibilizá-los através de uma aplicação. Fui então ao EDX.org, me cadastrei e comecei um curso de introdução a estatística descritiva, o Stat2.1x. Já estou terminando, e recomendo! Vi também que no VEDUCA tem um curso de Probabilidade e Estatística para Negócios, que acredito tenha a ver com meus objetivos. Também gostei do curso Web Intelligence and Big Data. Poderia falar mais sobre os cursos que tenho em mente, mas vamos a outros exemplos.

Um parêntesis rápido para destacar que o VEDUCA traz os vídeos legendados, diferentemente do MIT, onde você tem acesso ao texto transcrito da fala do professor, em tempo real, mas em inglês.

Muito tem sido discutido nos últimos anos sobre redes sociais. Quer se especializar na área ? Pode começar com o curso de Análise de Redes Sociais ou Gamificação. Se sua praia for Marketing Digital, há inúmeras opções também.

Muito se fala também sobre sustentabilidade, então que tal começar com um curso de Introdução à Sustentabilidade ?

E as engenharias, hein ? Muitas reportagens destacando a carência de profissionais na área, assim como em TI. Que tal um curso de Introdução à Engenharia Mecânica ?

E pra os fanáticos por cinema, que tal entender mais sobre Processamento de Imagem e Vídeo ?

Além das áreas já citadas, há cursos em Arte e Arquitetura, Biologia, Negócios, Energia e Sustentabilidade, além de uma infinidade de opções na área de computação.

Estamos presenciando uma incrível transformação na forma de planejar e executar ações em educação, e cada um de nós pode tirar muito proveito deste novo modelo que se apresenta, muito mais acessível. Não percamos esta excelente oportunidade! Quem sai na frente garante um diferencial na carreira. A sua qualificação só depende de você!

Vamos aos estudos!

Curta nossa página no facebook!

sexta-feira, 22 de março de 2013

Pode uma suite de escritório de código aberto ameaçar Microsoft ou Google ?

Pode uma suite de escritório de código aberto ameaçar Microsoft ou Google ? Já viu esta história antes ? Na web ? Pois é.

O OX App Suite é uma suite de colaboração online criada pelos desenvolvedores do OpenXchange, uma solução que inclui e-mail e se posiciona como concorrente do Microsoft Exchange. Confesso que já tinha lido pouco a respeito desta solução há tempos, mas não me pareceu promissora.

Eles alegam ter 70 milhões de clientes e, com a colaboração de ex-desenvolvedores do Open Office, construiram o OX Text, o editor de texto online deles, do zero. Isso pode fazer diferença, e eles informam que o OX Text é o único editor online que preserva 100% da formatação de documentos produzidos com os principais editores. Isso eu quero ver!

O editor já está disponível no site deles. Eu consegui abrir um arquivo de exemplo, e gostei do que vi, mas não me cadastrei nem tentei enviar arquivos.

O lançamento oficial da suite, que inclui planilha, apresentação e um portal integrado com correio eletrônico, calendário, gerenciamento de arquivos e até integração com redes sociais, deve ocorrer a partir de abril. Mas já dá pra testar a suite através de um demo online.

Será que finalmente temos uma suite de escritório online aberta ? Espero que sim!

Curta nossa página no facebook!

quinta-feira, 21 de março de 2013

O Galaxy S4 chegou com boas notícias pros donos de S3

O smartphone mais poderoso do mundo (3163 no GeekBench, seja lá o que isso signifique :) chegou com boas notícias para os donos de S3. O sucessor do maior concorrente que o iphone já teve traz especificações ainda mais incríveis, funcionalidades inteligentes, e deixa claro que a Samsung é o fabricante a ser batido no mercado de smartphones atualmente, o que tem deixado até a Google de orelha em pé, diante do risco de ver o maior vendedor de smartphones migrar para outra plataforma.
Mas vamos às boas notícias:
  • O S4 traz o Android 4.2.2 e uma série de "recursos inteligentes", a maioria via software, o que é importante saber, pois indica que há a possibilidade de que estes recursos sejam acessíveis aos proprietários do S3, Note, Note 2, etc. Já estão dizendo isso por aí;
  • E se você não pretende (ou não pode, como este que vos escreve) comprar um S4, confira esta lista de apps que pode suprir as necessidades criadas com o lançamento da Samsung :)

O que mais me chamou a atenção nos recursos do S4 não foi a tela pouco maior (5") ou a resolução muito melhor (1920x1080). Vejamos:

  • Esse processador octa-core é um absurdo! Um exagero friamente calculado pra criar hype e aguçar o instinto consumista :)
  • Os recursos Drama Shot e Sound & Shot vão fazer a alegria de usuários que adoram infestar as redes sociais com clipes e fotos;
  • A câmera de 13MP deve fazer com que os 16 GB de espaço não sejam suficientes para muitos;
  • O S Translator promete traduzir fácil e rapidamente texto e voz, mas já tem gente dizendo que o Google é bem melhor;
  • O Air Gesture deve amenizar o incômodo causado pela tela oleosa e suja, permitindo o uso do touch screen "sem touch" :)
  • O S Health, que oferece pedômetro e acompanhamento de exercícios e alimentação, é outro recurso que me interessou muito;
  • O S Voice Drive, se funcionar, servirá bem como substituto para os sistemas de entretenimento de alguns veículos atuais, permitindo ouvir e responder mensagens por voz, entre outros recursos que reduzem os riscos do uso do aparelho ao dirigir;
  • Os inúmeros sensores (humidade, temperatura, etc) e ainda infravermelho devem criar mais possibilidades para aplicações. Espero muita coisa interessante chegando nos próximos meses. A idéia de substituir o controle remoto pelo celular de forma mais simples também me agrada.

Alguns recursos me deixaram confuso:

  • Pra que serve usar as duas câmeras simultaneamente ?
  • Smart Stay ganhou um companheiro, o Smart Pause, que não acrescenta muito ao pausar vídeos automaticamente (IMHO);

No final das contas, pode-se dizer que o lançamento do S4 é, acima de tudo, uma demonstração de força da Samsung, uma forma de marcar território e deixar claro que chegou pra valer e vai ser determinante nos rumos do mercado de smartphones de agora em diante.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Tudo como Serviço: além do SaaS, IaaS e PaaS (atualizado!)

Tudo como serviço, esta é a "nova ordem mundial". É tudo na nuvem, e as letras do alfabeto já estão esgotadas quando se trata de construir siglas do tipo "?aaS - as a Service". A seguir relacionamos uma listinha do que já vimos de mais curioso, além dos já batidos Software como Serviço (SaaS), Infraestrutura como Serviço (IaaS) e Plataforma como Serviço (PaaS). Confiram:

  • APM as a service - a CA (e outros fornecedores, certamente!) oferece um serviço de Application Performance Management, ou seja, análise do desempenho de aplicações na nuvem;
  • ARM as a service - com a crescente demanda por desenvolvimento de aplicações móveis, há provedores se especializando em prover infraestrutura compatível com as arquiteturas dos smartphones, e isso significa adotar a plataforma de hardware dominante nesse mercado: ARM;
  • Authentication as a service - é meio que autoexplicativo, mas de qualquer modo a idéia é colocar na nuvem seus serviços de autenticação de usuários, aplicações, etc;
  • Desktop as a service  - a idéia aqui é entregar para um terceiro a implementação da infraestrutura de desktops virtuais (VDI - Virtual Desktop Infrastructure), acessando através da nuvem o serviço também denominado Hosted Desktop Services;
  • Display as a service - a Intel está prometendo revolucionar a forma como usamos monitores;
  • (Disaster) Recovery as a service - referido como DRaaS ou RaaS, consiste na recuperação de processos de negócio a partir de uma estrutura na nuvem;
  • Human as a service (!!!) - confesso que esse foi demais pra mim. Sem comentários...
  • IT as a service  - a equipe de Obama já está recomendando que a TI do governo adira ao modelo "como serviço";
  • Licensing as a service - o licenciamento de software já está na nuvem!
  • Malware as a service - sim, os bandidos também estão na nuvem, e já é possível contratar botnets e serviços correlatos;
  • Retouching as a service - há empresas oferecendo serviço de retoques em fotos, as conhecidas photoshopadas, na nuvem;
  • Security as a service - sim, a segurança já é ofertada como serviço na nuvem!
  • Technology as a service - estão especulando que este será o nome do serviço que a IBM pode oferecer, e que vai significar acesso ao supercomputador Watson, que participou e ganhou o Jeopardy, um jogo de perguntas e respostas famoso na TV americana;
  • Video as a service - serviços como voz, vídeo e conferências já estão na nuvem;
  • Unified-Communications as a service - comunicação unificada é uma demanda crescente e já há fornecedores ofertando o serviço na nuvem.

Pretendo atualizar este texto a cada vez que encontrar uma nova variante da família "as a Service". Tem algum membro da família não listado ? Informe pra gente!

domingo, 17 de março de 2013

Onde obter informação confiável para suas pesquisas

Segue uma lista de sites pra usar na sua pesquisa para a escola, universidade ou trabalho, ou para validar informações obtidas no Google, Bind e outras fontes não tão confiáveis quando a pesquisa é séria.

  • Sites de universidates, centros de pesquisa e organizações reconhecidas nacional ou mundialmente (use nossas dicas de pesquisa!);
  • Scielo - site de pesquisa com artigos científicos;
  • Periódicos da CAPES - busca em diversas revistas científicas e outras fontes de informação nacionais e internacionais;
  • Google Scholar - considera somente publicações confiáveis;
  • Scirus - buscador focado em informações científicas;
  • PLOS - organização cujo objetivo é apoiar o desenvolvimento da ciência e medicina através de uma visão mais aberta dos trabalhos de pesquisa científica. Todos os artigos são abertos, pois entendem que isso incentiva o progresso científico. Eu concordo!
  • Biblioteca do Congresso dos EUA - fornece uma vasta gama de informações nas mais diversas áreas do conhecimento.

E você ? Tem algum outro site de referência para indicar ? Posta aqui nos comentários!

 

sexta-feira, 8 de março de 2013

Big Data, Data Mining e o futuro da #educação

Edudemic traz vários artigos muito interessantes sobre o que vou chamar aqui de "Educação 2.0", embora não ache o termo nada bonito. O que importa é que, dentre outras informações, os artigos trazem as 6 tecnologias que vão revolucionar o ensino. Algumas já estão. São elas:

  • Massive Open Online Courses (MOOC) - pois é, mais uma sigla pra nossa lista. Mas essa vale a pena. Muito! Ela representa as inúmeras iniciativas de educação online que tem sido conduzidas pelas mais renomadas instituições de ensino do mundo, como já falamos aqui há bastante tempo;
  • Tablet computing - o uso de tablets nas escolas e universidades já é realidade, e as possibilidades que isso proporciona já estão sendo observadas na prática;
  • Gamification - aplicar a "lógica" dos jogos no ensino é uma das tendências apontadas como fortes para os próximos anos. Eu achava que aqueles selos dos joguinhos ridículos (IMHO) do facebook não serviam pra nada, mas agora vejo que a idéia de fases e prêmios, mesmo que fáceis, representa objetivos que funcionam como estímulo ao aprendizado;
  • Learning Analytics - a idéia (bem superficialmente falando) aqui é coletar e analisar em "tempo de aula" uma infinidade de dados, históricos e atuais, sobre o desempenho dos alunos, áreas críticas e outras informações que permitam adaptar estratégias e métodos de ensino para melhorar os resultados dos alunos. No Edudemic são listados vários casos interessantes;
  • Impressão 3D - esta tecnologia ainda não está disseminada, mas tem um potencial fantástico para fomentar o interesse dos alunos em áreas como ciências, onde é possível transformar conceitos abstratos em projetos concretos (literalmente);
  • Tecnologias "vestíveis" - eu sei, minha tradução de wearable ficou bizarra, mas enfim, o que interessa é que as tecnologias que serão embutidas em roupas e outros objetos de vestuário no futuro próximo tem um potencial incrível de aplicações no ensino.

Pois é, a tecnologia chegou pra mudar completamente a sala de aula. É hora de (re)pensar a educação!

Siga-nos no Twitter!
Curta nossa página no facebook!
Receba os textos via e-mail ou RSS!
Confira outros textos sobre o tema!

#VMware #vSphere 5.1 #hardening guide

Está disponível no site da VMware um checklist de segurança para vSphere 5.1, o Hardening Guide. O guia consiste de uma planilha com indicações de configurações de segurança para deixar mais protegido seu ambiente virtualizado, especialmente os hosts que estejam na DMZ.

Há outros documentos disponíveis no site, incluindo comparativos com guias anteriores (vSphere 4.1 e 5.0).

Curta nossa página no facebook!

domingo, 3 de março de 2013

Backup múltiplo automágico com Dropbox, Skydrive e Google Drive





Receba nosso boletim semanal!
Tecnologia que Interessa!

Já comparamos aqui os principais serviços de armazenamento de dados para uso pessoal, e agora trazemos uma dica pra usá-los de forma inteligente, visando ampliar a segurança dos seus dados.

A idéia é a seguinte: que tal fazer o backup automágico dos seus dados utilizando não apenas um, mas vários serviços na nuvem ? Legal, né ? Pois é. Pra ter o backup do backup dos seus dados na nuvem, basta seguir o roteiro a seguir.

Antes de começar, é importante destacar que o cenário considerado é o seguite: conta no Google Drive com 5 GB de espaço, Skydrive com 25 GB de espaço e Dropbox com 50GB de espaço. Se o seu cenário for diferente, adapte. Se tiver dúvidas, pergunte nos comentários.

Vamos lá. O objetivo é fazer backup dos dados mais importantes em múltiplos lugares, e para isso é necessário seguir os seguintes passos:
  1. Instale o Dropbox e o Skydrive;
  2. Instale o Google Drive. É importante instalar depois dos outros, pois é o único que permite escolher a pasta, e aqui está o primeiro "pulo do gato": instalar o GDrive dentro da pasta do Skydrive ou Dropbox, como for melhor para o seu cenário. Instalei dentro do Skydrive. Com isso, toda vez que atualizar ou enviar um arquivo para o GDrive, ele irá também para o Skydrive. Veja como ficou no meu caso:
  3. Crie um script para sincronizar as pastas dos aplicativos de armazenamento. O script é necessário porque Skydrive e Dropbox não permitem escolher a pasta onde devem ser instalados, como o GDrive. Com isso, é necessário duplicar os dados, copiando os arquivos de uma pasta para outra. No meu caso, para copiar os arquivos da pasta do Skydrive (que inclui o GDrive) para a pasta do Dropbox, um arquivo bat bem simples resolveu. Veja o conteúdo do arquivo bat abaixo:
xcopy c:\Users\...\SkyDrive\* c:\Users\...\Dropbox\Skydrive\ /C /D /S /H /Y
Não vou detalhar as opções do xcopy, se tiver dúvidas digite xcopy /? no prompt. É auto-explicativo.
O importante é entender que será necessário duplicar os dados, copiando da pasta do skydrive para a pasta do dropbox.
Conclusão

Com estas medidas simples, passei a ter 4 (sim, quatro!) cópias dos meus dados mais importantes. Uma local e outra em cada um dos três serviços citados. Isto sem contar a cópia no HD externo. Pra quê tanto ? Se você não adivinhou, já perdi muitos dados por falta de backup.

Ao fazer upload ou criar qualquer documento no Google Docs, por exemplo, este conteúdo é automaticamente baixado no computador pelo aplicativo do Google Drive, que vai salvar este arquivo localmente.

Como a pasta do Google Drive está dentro da pasta do Skydrive, este vai fazer o upload do arquivo para a nuvem da Microsoft.

E, para completar, periodicamente executo (manualmente) o script indicado, que copia os arquivos novos para a pasta do Dropbox, o que faz com que o aplicativo correspondente faça o upload dos dados para a nuvem.

Informações importantes

Tudo lindo, maravilhoso, mas é importante observar alguns detalhes e limitações desta abordagem.
A cópia dos dados do Skydrive pro Dropbox não é automática. Mas isto se resolve facilmente com um agendamento no Windows. Não fiz ainda por preguiça mesmo :)

Como é necessária esta cópia, acabo duplicando os dados do Skydrive na pasta do Dropbox. A depender do seu cenário, pode ser necessário até triplicar os dados.

Os dados com múltiplas cópias estão limitados pelo serviço de menor capacidade. Ou seja, somente 5 GB de dados estão "cobertos" pelas quatro cópias, por conta do limite do GDrive. Mas é possível, por exemplo, copiar todos os dados do Skydrive (25 GB) para o Dropbox (50GB), e eu faço isso, acrescentando uma "cobertura" de 3 cópias para até 25 GB de dados. E posso ter até 50 GB de dados com duas cópias, uma local e outra no Dropbox.

Neste cenário, somente os arquivos no GDrive terão backup automágico. E os arquivos que criar nos outros serviços ? No caso do Skydrive, será feita cópia manual para o Dropbox. No caso do Dropbox, não há cópia automática.

Caso não utilize mais que 5 GB em nenhum dos serviços, você pode adaptar o script para fazer a cópia nos dois sentidos, e assim manter os dados sincronizados em todos os serviços.