quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

3 passos para produtividade ridiculamente simples


Pessoal, queria compartilhar umas idéias que tive pra simplificar e priorizar meus compromissos, tarefas, projetos, etc. É algo ridiculamente simples, mas que acredito possa me tornar mais produtivo, e queria a opinião e contribuições de vocês.
Pensei nos seguintes passos:
1 - Documentar os compromissos imediatamente; 2 - Manter os compromissos sempre à vista (postit, alguém? :);
3 - Organizar seus compromissos por prioridade e categoria.

O item 3, que é o único que demanda uma explicação maior, estou fazendo assim:

 - Duas categorias: pessoal e profissional;

- Para categoria, prioridade por prazo (dia, semana, mês, ano, um dia). Ou seja, organizo os compromisso de acordo com o prazo que tenho pra resolvê-los. Algo urgente coloco um prazo de um dia pra resolver, algo menos urgente uma semana, e aquilo que não sei quando farei coloco pra "um dia".

- Uma coisa que ainda não estabeleci regras é quanto a trazer algo da semana pro dia, ou do mês pra semana, etc. Como saber quando algo deve ganhar prioridade ? Por enquanto vai no tato :)
E aí ? O vocês fazem pra serem mais produtivos ? O que acharam das idéias ?
Meio ridículo de tão simples, né ? Mas funciona!

2 comentários:

  1. Gostei muito, Christian. É uma ótima iniciativa, que pretendo inclusive adotar - estou precisando.

    Eu acho que a mudança da prioridade pode ter como critério uma olhada no seu plano estratégico pessoal, supondo que tenha desenvolvido um. O quanto a mudança impacta na sua estratégia, quais as implicações positivas e negativas? Não é fácil, contudo, pois requer um olhar para a frente.

    Pode-se pensar também numa matriz impacto x urgência simples.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou o "HOMEM ITIL" :)
      Gostei da idéia do plano estratégico pessoal e do impacto x urgência.

      Excluir