terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Boas notícias sobre o #MySQL

O BR-Linux informa que a Oracle assumiu um compromisso público que deve deixar a comunidade mais aliviada com relação ao futuro do MySQL, pelo menos nos próximos 5 anos. Transcrevo abaixo trecho do texto:

  • Continuidade do desenvolvimento do MySQL sob a GPL – o sistema vai continuar, as versões GPL serão mantidas e desenvolvidas, e não vai sair nenhuma edição Enterprise sem a correspondente edição Community.
  • Não vai ser obrigatório contratar algum serviço de suporte da Oracle para poder adquirir uma licença comercial do MySQL.
  • A Oracle vai continuar a manter, atualizar e disponibilizar sem custo o Manual de Referência do MySQL, com a mesma qualidade do que a Sun disponibiliza.
  • Continuidade da disponibilidade das APIs de armazenamento – a Oracle se compromete a continuar mantendo e evoluindo a “Pluggable Storage Engine Architecture” do MySQL.
  • Mudança da política da Sun para garantir que nenhum fornecedor externo de ’storage engines’ será obrigado ou ameaçado para lançar o seu engine sob a GPL – os fornecedores independentes poderão continuar lançando engines sob as licenças que desejarem, e não precisarão adquirir nenhuma licença da Oracle pra isso – e isso vai ser apresentado contratualmente aos atuais parceiros da Sun nessa área.
  • Os atuais parceiros da Sun nessa área poderão estender até 2014 os termos atuais de seus contratos



#GooglePhone é real

O Meio Bit informa que os rumores, desta vez, se confirmaram. A Google distribuiu aos seus funcionários o Google Phone, que nada mais é que um aparelho da HTC com a versão mais recente do Android, 2.1. Descrito por funcionários como um iPhone turbinado, o aparelho pode ser uma cartada importante da gigante das buscas na tentativa de expandir seus domínios. Já pensou a Google, que já tem seu e-mail e seus contatos em redes sociais, invadindo o seu celular ? As preocupações com a privacidade só aumentam, mas isso, na minha opinião, é inerente à web, especialmente a 2.0, onde suas informações vão estar sempre nas "mãos" de alguém, não é verdade ? Então, é melhor relaxar e não entrar na paranóia, mas é importante estar ciente dos riscos.

O que significa GT/s ?

Receba dicas imperdíveis:     
RSS E-Mail Icon Icon 
Estava lendo o boletim do Clube do Hardware com os novos lançamentos da Intel, e me deparei com uma taxa de transferência diferente: GT/s. Pesquisando, descobri que se trata do termo "Giga Transfer per second", que visa refletir a codificação utilizada no barramento PCI Express, que é serializado, e por isso necessita transmitir 10 bits "RAW" para cada 8 bits de dados. Assim, o GT/s é a taxa "bruta" de transferência, e multiplicando por 8/10, se chega à taxa efetiva. Abaixo transcrevo trecho do boletim, que relata novidades impressonantes da Intel:
ASUS lista placas-mães compatíveis com o processador Gulftown da IntelA Intel prepara para março do ano que vem o lançamento do processador Core
i7 980X (codinome Gulftown, 32 nm, soquete 1366, 12 MB de cache L3, TDP de
130 W, barramento QPI de 6,4 GT/s) equipado com seis núcleos de
processamento. A ASUS saiu na frente e já divulgou uma relação de suas
placas-mães que terão suporte a este novo processador da Intel. Veja a
relação abaixo.

- P6X58D Premium / BIOS 0222
- P6TD Deluxe / BIOS 0209
- P6T Deluxe V2 / BIOS 0704
- P6T Deluxe / BIOS 1804
- P6T SE / BIOS 0608
- P6T / BIOS 0904
- Rampage II Extreme / BIOS 1639
- Rampage II GENE / BIOS 1033

Intel prepara Core i7 930

A Intel lançará no primeiro trimeste de 2010 o processador Core i7 930.
Este processador soquete 1366 trabalhará internamente a 2,8 GHz, terá
quatro núcleos de processamento, 8 MB de cache L3, controlador de memória
DDR3 integrado de três canais e TDP de 130 W. Ele deverá chegar ao mercado
norte-americano custando US$ 284 (lotes de 1.000 unidades).

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

#Dicas para as #compras de #natal

Chegando o final do ano, pipocam as mensagens com promoções tentadoras e o "efeito consumo" começa a tomar conta dos sentidos. O impulso é grande, mas pode ser controlado, ou ao menos direcionado, de forma que não façamos compras absurdas ou desnecessárias. Vou tentar passar algumas dicas para usar a web a seu favor para fazer boas compras neste fim de ano.
  1. Pesquise, pesquise e pesquise! Não se deixe enganar pelo e-mail tentador da loja, verifique se aquele preço é mesmo o mais baixo. Jacotei, Buscape, Shopping UOL e outros sites são extremamente úteis na hora de encontrar aquela pechincha;
  2. Planeje. Uma compra planejada permite que você adquira o produto desejado com melhor preço, afinal permite esperar o preço baixar, ou aquela promoção de verdade, e há diversos sites na web que permitem receber alertas de preço baixo, como o já citado Jacotei. Você se cadastra e monta a sua "prancheta" com os produtos desejados, e indica quando quer ser alertado sobre queda de preços;
  3. Utilize os "cupons de desconto". Há sites na web especializados em catalogar as promoções e descontos em lojas, que são fornecidos através de cupons (uma espécie de código) que se refletem em descontos nos produtos. Uma pesquisa por cupons de desconto traz diversas opções;
  4. Evite as datas festivas. Embora hajam promoções "reais" no mercado, a verdade é que muitas lojas se aproveitam das épocas onde as pessoas mais compram (natal, dia dos pais, dia das mães, etc) para criar promoções falsas, seja para "desovar" aqueles produtos encalhados ou simplesmente para repor perdas em épocas de menor vendas (se recuperar da crise, etc). Por isso, sempre que possível, antecipe ou atrase suas compras em relação às datas comemorativas.
  5. Faça as contas. As compras parceladas são uma tentação, mas trazem um grave problema: o comprometimento do "fluxo de caixa", pois, se por um lado, não é necessário ter o valor total da compra, por outro, serão vários meses com o orçamento reduzido para conseguir pagar as parcelas. Portanto, parcelamento é como álcool: use com moderação;
  6. Se informe. Não sou especialista no assunto, mas tenho lido bastante e já até recomendei aqui alguns sites sobre educação financeira, por isso posso dizer com segurança: informação é o melhor investimento que você pode fazer. Se informe para se conhecer, para conhecer o mercado e assim fazer melhores (talvez até mais) compras, com qualidade e, acima de tudo, tranquilidade.

Mais convites para o #GoogleWave

Sei que alguns de vocês podem estar de saco cheio deste assunto, mas o fato é que a Google liberou mais convites para o Google Wave, então estou aqui para pedir que divulguem para quem tiver interesse, pois a última tentativa de distribuir convites foi frustrante (meros 4 convites distribuídos, e outros dois que até hoje não informaram o e-mail). Tenho cerca de 25 convites para distribuir, assim peço a colaboração dos leitores para espalharem a notícia. Basta indicar o endereço aqui nos comentários e o convite será enviado. Por questão de segurança, sugiro informar o e-mail assim: usuario*host_com, ou qualquer técnica similar que evite a ação dos spambots.

Living Stories, a nova cara das notícias no #Google

O Living Stories é a nova tentativa da Google de resolver a questão controversa que se instaurou sobre o conteúdo das grandes publicações e seu acesso online, assunto sobre o qual já falamos aqui. A idéia do novo experimento disponível no Google Labs é dar maior controle aos editores sobre quais e como notícias estarão disponíveis no Google, que também está pedindo a opinião de usuários e editores sobre o serviço, que traz uma visualização simples com links que, acionados, fornecem uma visão detalhada do conteúdo, com links para acompanhar as notícias por e-mail, RSS, informações sobre última atualização, linha do tempo e links para eventos, pessoas, citações, imagens, vídeos e outros conteúdos relacionados à notícia. Achei a idéia interessante, e a interface bastante simples e ao mesmo tempo completa. Acho que seria uma mudança positiva para o Google News. E vocês, o que acham ? Via IDG Now!.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Namebench: #GoogleDNS não é o mais rápido

Baixei o Namebench e fiz o teste de desempenho dos serviços de DNS dispoínveis. Fiquei surpreso com o resultado, e mais ainda com a "regionalização". Eu já estava usando o Google DNS, portanto não dá pra dizer que ele pegou o DNS da GVT da minha configuração, até porque o endereço é do DNS para a região Centro-Sul. É obvio que os resultados devem ser "relativizados", pois se referem à minha conexão, embora possam ser utilizados para extrapolar para os clientes da GVT aqui na região, mas achei o relatório bem interessante, e fiquei preocupado com o NXDOMAIN Hijacking(!?). Vamos ao relatório. Tive problemas para colocar as imagens do relatório no post, assim resolvi colocar no Google Docs.


Rapidinhas

20 dicas para o Ubuntu
Clonando um máquina física linux para o vmware server
10 Ferramentas para monitoramento de rede
Top 10 de aplicativos multiplataforma
Hospedagem no Brasil: Site do Tony Feito para Facilitar Sua Vida!
BrOffice.org lança revista em versão impressa
Usando o SSH sobre Tor
12 aplicativos indispensáveis de Web Design para o Ubuntu
Beagle "vasculha" o seu Linux e fornece informações detalhadas
Tudo que você precisa saber sobre o HTML5
Inbox2: e-mail e rede social num único "stream"
RoomAtlas: pesquisa de hotéis integrada com Google Maps
Cartilha traz recomendações de segurança em redes sociais
Telas impressas levam filmes para a embalagem de produtos
Plástico já pode ser fabricado sem usar combustíveis fósseis
Google sugere padrão para drivers de impressoras
Pesquisa aponta para declínio do MySQL
Performous é o "Rock Band" para Linux!
MovieClips cataloga "falas" de milhares de filmes
Top 10 de ferramentas para seu notebook
Snap Bird: em busca do Tweet perdido
Gravadoras "pirateando" seus artistas !?
Lista de aeroportos com Wi-Fi gratuita fornecida pelo Google
ITIL® V3 Master Qualification
Evite as ciladas financeiras no final do ano
7 Benefícios da educação financeira
Busca em tempo real do Google traz atualizações do Twitter
CrunchTablet: Linux com acesso à web por $500


O #GoogleDNS e a sua privacidade

Se é que tem alguém que ainda não saiba, o Google lançou um DNS público com o objetivo de tornar a web mais rápida. A Google tem feito esforços no sentido de criar mecanismos para acelerar o acesso à web e torná-la mais divertida, e o Google Labs está recheado de coisas interessantes.

O DNS, cujos endereços são 8.8.8.8 e 8.8.4.4, me pareceu rápido, mas não notei nenhuma melhoria na minha conexão, chegando até a desconfiar dele em alguns momentos em que não consegui acessar meu blog, por exemplo. O Lifehacker indica o Namebench, um aplicativo que identifica o DNS mais rápido para a sua conexão, e fiquei surpreso com a quantidade de opções (mais de 3000!), já que conhecia somente o OpenDNS e agora o Google DNS.

A maior preocupação ao usar este tipo de serviço é a segurança, mais especificamente a privacidade, já que seu perfil de acesso à web pode ser facilmente construído a partir da análise das consultas DNS do seu computador. Por outro lado, já entregamos estas informações à operadora, seria o Google mais confiável que ela ? Ou ele já tem informações demais sobre nós ? Dê uma boa olhada no Google Dashboard e veja o que o Google já sabe sobre você, depois decida. Eu já decidi.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Processador de 48 núcleos da #Intel, Disco híbrido #DVD #Blu-Ray

O Clube do Hardware informa que a Intel lançou um processador de 48 núcleos, um recorde de inclusão de núcleos numa única pastilha de silício. Outra notícia trata do lançamento pela Universal de um disco híbrido DVD/Blu-Ray que facilitaria a distribuição dos filmes, já que não seria necessário separar as "versões" em DVD e Blu-Ray. Confira trechos do boletim abaixo:
Intel demonstra processador de 48 núcleos

A Intel demonstrou o protótipo de um processador de 48 núcleos (a maior quantidade de núcleos já colocada em uma única pastilha de silício) que segundo a empresa é cerca de 10 a 20 vezes mais rápido do que os atuais processadores da empresa. O processador é fabricado com tecnologia de 45 nm, possui controlador de memória DDR3 integrado, um barramento de alta velocidade interligando os núcleos e consome apenas 25 W (em modo ocioso) e 125 W (em carga máxima). Maiores informações sobre a arquitetura e outros detalhes do processador serão reveladas durante a International Solid State Circuits Conference que acontecerá em fevereiro de 2010.

Mais informações:
http://www.tcmagazine.com/comments.php?id=31277&catid=6&highlight=


Universal prepara disco híbrido DVD/Blue-Ray

A Universal Studios Home Entertainment revelou sua inteção de lançar um disco híbrido DVD/Blu-Ray, ou seja, um lado DVD e outro lado Blu-Ray (ambos os lados são de dupla camada). A vantagem deste disco híbrido é que você não precisa ter dois aparelhos em casa (DVD e Blu-Ray). O primeiro lançamento está programado para o dia 19 de janeiro de 2010 com os filmes A Identidade Bourne, A Supremacia Bourne e O Ultimato Bourne, todos estrelando Matt Damon como Jason Bourne.

SONAR - Análise da qualidade em projetos de software #Java





Fui apresentado ao SONAR (http://sonar.codehaus.org/) ontem, quando alunos apresentaram o software como um trabalho da minha disciplina na universidade. O software me pareceu muito interessante, possuindo uma série de critérios para avaliação da qualidade do código (comentários, cobertura, duplicidade, etc), além de possuir uma interface bem interessante, no melhor estilo "Mineração de Dados". É possível ter acesso a uma demonstração do software em http://nemo.sonarsource.org/.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

#Debian pode aprender com o #Ubuntu

Vi na Linux Magazine um texto muito interessante (embora filosófico, é curto) de 2008 que revelava as preocupações do CTO da Linux Foundation, Ted Ts'o, com o futuro do Debian, cujo radicalismo (minha opinião) tem atrapalhado a sua evolução. Ted apelava para que a a versão 5.0 da distribuição ("Lenny") adotasse uma abordagem mais pragmática, como a do Ubuntu, relativizando questões como a exigência de que as aplicações fossem "100% livres", o que às vezes não é viável, como no caso de alguns drivers de dispositivos. Isso acaba criando limitações que atrapalham os próprios usuários da distribuição, que deveriam ser os maiores beneficiados. Um caso clássico de problemas que podem decorrer deste tipo de postura radical foi o do logo do Firefox, que causou a mudança do nome do browser para Iceweasel, pelo fato de que o logotipo era "copyrighted", para proteger a marca da Mozilla, uma atitude bastante compreensível e até importante para o próprio sucesso do navegador, que precisa de uma identidade visual protegida. Alguns problemas decorrentes dessa atitude se sucederam e hoje são necessários alguns artifícios para usar o Firefox da Mozilla no Debian.


Começou a briga pelo conteúdo: #Google limita notícias

Vi no Terra Tecnologia que a Google vai limitar o acesso a 5 notícias por dia através do Google News. A medida é um reflexo da batalha que a Microsoft iniciou ao apoiar Rupert Murdoch, o dono do Wall Street Journal, Fox e MySpace e outros, na sua verdadeira cruzada para exigir que os buscadores, em especial o Google, pague pelo conteúdo indexado. A Google alega que facilita o acesso ao conteúdo e gera muitas visitas aos sites dos produtores, e que estas visitas compensariam o não pagamento pelo direito de indexar o conteúdo. A briga está feia, e Murdoch já está falando em bloquear o acesso do Google ao seu conteúdo, enquanto a Microsoft já se prontificou a pagar pelo direito de indexar. Onde será que esta briga vai parar ?


terça-feira, 1 de dezembro de 2009

#Google Webmaster Tools

Descobri recentemente, através do excelente (já recomendado algumas vezes) Dicas Blogger, o Google Webmaster Tools, um verdadeiro canivete suíço para quem tem blog ou site. Você cadastra seu site lá (aproveite e cadastre um sitemap), valida (é necessário comprovar a propriedade) e tem acesso a uma série de informações sobre como as pessoas chegam até o seu site. É possível saber que palavras chave levam a ele, em que posição ele está nos resultados de busca, que sites "linkam" pro seu, e muito mais. É uma ferramenta essencial para quem tem presença na web. Para ilustrar, seguem algumas informações interessantes que descobri:
  • Estou em 1º lugar nos resultados de busca para "traduzindo pdf" e "como utilizar milhas", o que é surpreendente, considerando o foco genérico do blog e, principalmente, os pouquíssimos posts sobre passagens aéreas e acúmulo de milhas, sempre para indicar alguma fonte especializada no assunto;
  • As palavras mais frequentes no blog são Google e Tecnologia, com Twitter em 6º lugar;
  • Há 15 links para o blog espalhados pela web (achei esse número estranho, pois parece que ele contabilizou o link várias vezes no mesmo site);
  • O tempo médio de download de uma página do blog é de 358 ms.