Pense numa boa idéia. Boa não, ótima! Mas mal executada, praticamente perde sua utilidade. Assim é o VMware Fault Tolerance.
A idéia era oferecer uma solução de cluster com tolerância a falhas (daí o nome, dããã!) sem a complexidade de implementar um cluster entre duas máquinas virtuais independentes, deixando este trabalho a cargo do software de virtualização.
Em tese, funcionaria de forma simples:
- Defina a máquina virtual para a qual deseja ativar o recurso;
- Clique com o botão direito na VM, escolha a opção Fault Tolerance -> Turn On...;
Na prática, entretando, a lista de requisitos e limitações imensa praticamente inviabiliza o uso do recurso, na medida em que, não bastasse ser extensa, a lista traz algumas limitações simplesmente inaceitáveis, como o suporte a um único processador, e mesmo assim com restrições de modelos suportados para uso nos hosts. Além disso, não há suporte para VCB e outras soluções que utilizem snapshots para backup.
Diante disso, a impressão que tenho é que a VMware criou o FT para "calar a boca" dos críticos do HA, já que, em muitos ambientes, um "reset" de uma máquina virtual, especialmente se for crítica, é inadmissível. Mas é um produto que ainda precisa evoluir bastante para ser considerado realmente útil para a maioria das empresas.
Siga-nos no Twitter! ou Buzz
Curta nossa página no facebook!
Receba os textos via e-mail ou RSS!
Confira outros textos sobre o tema!
Nenhum comentário:
Postar um comentário