quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Esporte Interativo no smartphone e tablet, #ONordesteMerece


Não, pessoal, o blog não mudou a temática, fiquem tranquilos :)

Mas não poderia deixar de compartilhar esta espetacular iniciativa do canal Esporte Interativo, o primeiro canal que enxergou o nicho de mercado rentável representado pelos fanáticos torcedores da nossa querida região, e que oferece, a um preço bastante acessível (R$ 9,90/mês), a oportunidade de acompanhar os campeonatos regionais e estaduais normalmente ignorados pelas operadoras de TV.

Não mais! Estou aqui fazendo propaganda gratuita sim, porque quando a iniciativa é louvável devemos apoiar e incentivar, e é por isso que resolvi divulgar aqui no blog a iniciativa e, mais importante, as vantagens de assinar o canal que mais valoriza a região nordeste.

Até porque não é qualquer canal que oferece transmissão via Internet, via PC ou app pra iphone e android, com jogos em tempo real da Copa do Nordeste e campeonatos estaduais da região, além da Champions League. De quebra, permite o pagamento através do paypal, mostrando que está atento às tendências em pagamentos digitais.

Por isso reforço: assine o Esporte Interativo Plus e incentive esta iniciativa que tem tudo pra ser um marco na TV brasileira e "internáutica", mostrando que o mercado do nordeste é sim viável e importante.

Mas que fique claro: não se trata aqui de bairrismo, preconceito ou incitação a qualquer tipo de ofensa a outras regiões, mas sim do reconhecimento de uma iniciativa que merece o apoio de todos os nordestinos, na medida que atende uma dentre tantas carências da região.

#SinaldosTempos.


Receba nosso boletim semanal!
Tecnologia que Interessa!

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Script para buscar e tratar mensagens do GMail automaticamente



Receba nosso boletim semanal!
Tecnologia que Interessa!

Google Apps Scripts


Conforme prometi há alguns meses, segue a primeira de algumas lições que passarei aqui sobre o Google Apps Script, este recurso interessantíssimo para quem utiliza os inúmeros serviços da Big G (quem não usa ?), e que permite automatizar uma série de tarefas rotineiras.

Neste primeiro script, que não criei, mas adaptei às minhas necessidades, veremos como analisar as mensagens enviadas pelos alertas do Google. Como tenho muitos alertas, e costumo selecionar a opção "Todos os resultados", isto gera uma quantidade grande de "resumos" numa única mensagem do alerta. É comum receber mensagens com 50 ou mais notícias e links relacionados a um tema, especialmente se este tema for abrangente como Big Data ou Android, pra ficar em dois exemplos. Com o agravante de que o alerta criado em inglês gera ainda mais resultados.

Diante disso, resolvi pesquisar um script que filtrasse as mensagens de alertas do Google pra trazer somente os trechos que contivessem algumas palavras chave. E aqui vai uma dica: identifique as palavras chave mais relevantes para o tema que busca. Identifiquei que, para qualquer tema, palavras chave como "melhor" e "dica" são bastante relevantes, enquanto pra temas como Android, palavras chave como "atualização" e "dicas" apresentam bons resultados.

O funcionamento do script é bem simples: basta indicar na planilha uma lista de palavras chave, na primeira coluna, uma abaixo da outra, e então executar. Mas há um pré-requisito: o script só verifica as mensagens com o label alerts, pra reduzir a quantidade de mensagens analisadas e evitar que o script seja interrompido pela Google, que só permite a execução por no máximo 5 minutos. Por isso você deve marcar as mensagens que quiser que o script analise com o label alerts.


Vejamos o código:
function BuscaPalavraChaveAlertas() { 
  var label = GmailApp.getUserLabelByName('alerts');
  var threads = label.getThreads();
  var results = "";
  var keywords = [];
  var sheet = SpreadsheetApp.getActiveSheet();
  for (var i = 1; i < sheet.getLastRow(); i++)
    keywords[i - 1] = sheet.getRange(i + 1, 1).getValue().toUpperCase();
  var keywordList;
  var choice = sheet.getRange(1, 1).getValue().toUpperCase();
  if(choice.equals("ALL"))
    keywordList = new RegExp('(?=[\\s\\S]*\\b' + keywords.join('\\b[\\s\\S]*)(?=[\\s\\S]*\\b') + '\\b[\\s\\S]*)');
  else if(choice.equals("ANY"))
    keywordList = new RegExp('\\b' + keywords.join('\\b|\\b') + '\\b');
  else    //invalid choice
    return;
  Logger.log(keywordList);
  var messages, msg, parts, x, y, z, cnt = 0;
  for (x = 0; x < threads.length; x++) {    
    messages = threads[x].getMessages();
    for (y = 0; y < messages.length && cnt < 20; y++) {
      msg = messages[y].getPlainBody();
      Logger.log(messages[y].getSubject());
      if (msg != null) {
        msg = msg.replace(/===(.*)===(\s*)/g, '');
        msg = msg.replace(/(\s*)- - - - - - - - - -[\s\S]*/g, '');
        msg = msg.replace(/See all stories on this topic:(.*)(\s*)<(.*)>/g, '');
        msg = msg.replace(/\r\n\r\n/g, '|||');
        parts = msg.split('|||');
        for(i = 0; i < parts.length; i++) {
          if(keywordList.test(parts[i].replace(/\n/g, ' ').toUpperCase())) {
            results = results + parts[i] + "\n\n";
            cnt++; 
          }
        }
      }
    }
    label.removeFromThread(threads[x]);
    Utilities.sleep(200);
  }
  GmailApp.sendEmail(Session.getActiveUser().getEmail(), "Sumário de Alertas do Google", results);
}
Para executar o código acima e testar, tudo que você precisa fazer é:

1 - Marcar as mensagens de alertas do Google que quer analisar com o label alerts;

2 - Criar uma nova planilha do Google Docs e preencher a primeira célula com ALL ou ANY. Esta opção indica se as mensagens devem conter todas as palavras chave ou qualquer uma delas;

3 - Preencher as células abaixo da primeira com as palavras chave (recomendo usar duas, que foi o que já testei com bons resultados);

4 - Ir em Ferramentas - Editor de Scripts, colar o código acima e salvar;

5 - Executar o script clicando no botão "play" (triângulo).

Agora é aguardar a mensagem na sua caixa de entrada com o assunto "Sumário de alertas do Google", que vai conter somente os trechos dos alertas que contém as palavras chave indicadas.

Agora vejamos o que você pode aprender com este script:

1 - Como pesquisar mensagens do GMail e manipular o resultado da pesquisa;

2 - Como manipular células de planilhas do Google Docs;

3 - Como extrair texto de mensagens usando separadores (split);

Notem o contador cnt, que limita a quantidade de resultados e evita que o script demore mais de 5 minutos. Fique à vontade pra testar outros valores e encontrar o que funciona melhor pra você, lembrando que quanto maior o valor, maior a quantidade de resultados na mensagem de sumário.

Notem também o sleep, que evita que o script rode "rápido demais", algo que o Google também não gosta e que pode fazer com que seu script não funcione direito.

Bom, por hoje é só, espero que o script seja útil pra alguém, e se fizerem adaptações ou descobrirem outros scripts interessantes, não deixem de comentar aqui. Obrigado!

Receba nosso boletim semanal!
Tecnologia que Interessa!

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

6 anos de Tecnologia que Interessa!


Pois é, chegamos aos 6 anos de blog.
É hora de refletir e analisar o que de mais importante aconteceu em 2013. Vejamos:
  • A presença nas redes sociais foi o foco em 2013, com a criação da página no Google+ e uso mais intenso de publicações agendadas e automáticas do conteúdo do blog no facebook e twitter, graças a ferramentas como o IFTTTHootSuite e outras;
  • Recebo cada vez mais solicitações de parcerias, algumas muito interessantes, outras nem tanto, mas é um sinal da relevância do blog, o que me deixa muito feliz;
  • Descobri as possibilidades do ensino a distância nas melhores instituições do mundo, e "mergulhei de cabeça". Foram 8 cursos matriculados e 3 concluídos em 2013. Com cursos na área de Big Data, o caminho para me tornar um cientista de dados está mais curto, e com o curso de Design posso dizer que entendo muito melhor como a web funciona, e assim posso (re)pensar o blog de forma a deixá-lo melhor para vocês, queridos leitores;
  • Aliás, neste exato momento está em fase final um trabalho para melhorar a visualização do blog em dispositivos móveis, complementando o (re)design do blog em 2013. Já está implementado em parte, mas alguns ajustes serão feitos ainda. Não deixem de dizer o que acharam!
  • Descobri também as possibilidades dos sites de freelancers, que não me trouxeram renda, mas permitiram desenvolver coisas que não teria condições de fazer sozinho, que consegui quem fizesse por um "precinho camarada" :), e vou compartilhar com vocês em breve;
  • Me vi obrigado a reduzir o ritmo de postagem, e depois de 5 anos mantendo uma média próxima de um post por dia, em 2013 foram "apenas" 120 textos;
  • crescimento do blog continua, mas perdi o patrocínio, o que foi importante pra aprender que ganhar dinheiro com blog depende de mais dedicação do que tenho conseguido ultimamente. Isto me estimulou a estudar ainda mais, em especial o mundo do marketing digital e do empreendedorismo, o que está me permitindo descobrir coisas interessantíssimas que pretendo compartilhar aqui com o tempo, a depender do interesse de vocês (indiquem nos comentários :);
  • Criamos um novo newsletter, enviado semanalmente com as últimas notícias do blog e que vai facilitar a vida de vocês, no sentido de que fica mais fácil acompanhar as publicações sabendo que somente uma vez por semana você será "importunado";
  • Não consegui cumprir algumas promessas do início de 2013, como a página dedicada a alunos, que existe mas está desatualizada;
  • 2014 começou muito bem, com o lançamento do nosso Podcast, mas os planos pra este ano vão além, e incluem ebooks, novos cursos, Hangouts, textos cada vez melhores (e quem sabe mais frequentes), dentre outras novidades que virão ao longo do ano.
Pra finalizar, não poderia deixar de agradecer, como sempre, e cada vez mais, a cada um de vocês que lê, curte, compartilha e recomenda o conteúdo que disponibilizamos aqui. Tenho cada dia mais certeza de que uma das minhas missões na Terra é disseminar conhecimento, e continuarei fazendo tudo que puder pra cumprí-la da melhor maneira possível. Agradeço por colaborarem comigo!


Receba nosso boletim semanal!
Tecnologia que Interessa!

    sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

    Podcast 1 - Tecnologia que Interessa!

    Apresentamos o primeiro podcast do Tecnologia que Interessa!,

    Agora é pra valer! Nada de ensaio :)

    Neste podcast trazemos dicas para aprender inglês, saiba como eu aprendi, em parte por conta própria, utilizando recursos gratuitos que você também pode usar.

    Trazemos também informações sobre o OBASHI, e sua relação com ITIL, incluindo dicas de sites sobre governança, inclusive pra certificação.

    Falamos ainda sobre porque é recomendável desinstalar o app do facebook do seu smartphone e tablet, "de quebra" trazendo recomendação de navegadores pro seu smartphone/tablet.

    E por fim indicamos alguns MOOCs pra você estudar nas melhores universidades do mundo, e as mudanças recentes nestes sistemas de ensino.

    Corre pra ouvir! Acho que ficou legalzinho :)

    ps: pra quem preferir, recomendo instalar o Sound Cloud (android, iphone) e procurar por Tecnologia que Interessa!, e ter acesso imediato assim que postar o podcast.



    Receba nosso boletim semanal!
    Tecnologia que Interessa!

    quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

    Netvibes, opção para órfãos do Google Reader


    Confesso que ainda não me adaptei ao visual estilo revista digital do Flipboard, Pulse, Google Newspaper e similares. O formato tradicional de leitor RSS ainda me atrai na medida em que permite organizar os feeds para maior produtividade na leitura, dentre outras características importantes e úteis pra mim, e que ainda não vi (confesso que não pesquisei a fundo) nos leitores da “nova geração“.

    Na mais recente versão, o Netvibes traz alguns recursos interessantíssimos, como o Slow Feeds“, que destaca os feeds com atualização menos frequente (mensal, por exemplo), e que geralmente trazem informação que não queremos perder, pois são mais detalhadas que as notícias comuns de todo dia.

    Também é possível marcar como lidas somente as notícias mais velhas que um ou dois dias (poderia haver opção semanal e mensal também :), e o visual está mais flat“, de acordo com a tendência que observamos em smartphones e tablets.

    E vocês, já se adaptaram aos novos leitores, ou continuam em busca de um substituto para o Google Reader ?


    Receba nosso boletim semanal!
    Tecnologia que Interessa!