quinta-feira, 29 de julho de 2010

FISL 11: As decepções...

Como em todo evento, sempre há aquelas palestras das quais você esperava mais, ou esperava um foco diferente. Às vezes o palestrante "forçou" no título da palestra (é o mais comum no FISL, e já é a 3ª vez que participo), às vezes a palestra é realmente ruim, e às vezes simplesmente não é o que você esperava. Como, mesmo não sendo tão boas, ou ainda que ruins e fracas, é possível extrair algo de positivo da palestra, senão pra mim, pra algum dos meus leitores. Portanto, vamos aos comentários.

Automatizando com Shell + Expect

A idéia da palestra era perfeita, e embora o Rogério Ferreira demonstrasse saber bem do que estava falando, não soube dosar o tempo, e por conta disso sua palestra levou apenas 20 minutos. Pior, ficou enrolando, repetindo coisas que já havia falado, enfim, fazendo o tempo passar, e ainda assim não adiantou. Ficou chato. E o mais grave, na minha opinião, é que ele poderia ter usado o tempo para explorar coisas interessantes, como por exemplo as técnicas que poderiam ser utilizadas para ocultar senhas passadas através do Expect, que é, nas palavras dele, uma aplicação para "interagir com aplicações interativas" (informando quaisquer dados normalmente solicitados ao usuário de forma interativa). Enfim, era uma palestra que tinha tudo para ser um grande sucesso, mas se tornou uma decepção.

Desvendando os mistérios do Cloud Computing

Outra palestra decepcionante. Neste caso, porque o palestrante explicou uma arquitetura "enterprise" - Frontend, Backend, VLANs, balanceamento, SSL offload, etc utilizada para computação em nuvem, mas que, na minha humilde opinião, não diferia em nada de uma arquitetura "padrão" utilizada por empresas de grande porte para sistemas robustos de alta disponibilidade. Assim, embora a idéia de apresentar uma arquitetura fosse interessante, faltou deixar claro onde estava a "nuvem", o que precisava ser revisto, o que diferencia uma arquitetura pensada pra nuvem de uma arquitetura convencional. Se era pra dizer que não há diferença, não precisava tanto.

Soluções inteligentes em shell - Eilis

Antes de explicar porque me decepcionei com esta palestra, devo fazer uma observação. Admiro a sua atitude e iniciativa, Rafael, de criar uma solução para simplificar o compartilhamento de conexões 3G em áreas remotas com acesso precário à web. Mas acho que você poderia ter desenvolvido mais a idéia, pra ter condições de apresentar uma solução mais completa e madura.

See - Segurança em Cloud Computing

Sem dúvida a mais decepcionante de todas. Sinto muito, Marcelo, mas seu software ainda precisa evoluir muito, e você "forçou" demais no título da sua palestra. Por que não dizer que se tratava de um software para facilitar a configuração de produtos já existentes ? Por que "travesti-lo" de software para computação em nuvem quando na verdade não era ? Não foi legal o que você fez. Desejo que seu projeto seja um sucesso, e parabenizo pela iniciativa, mas não posso deixar de fazer uma crítica construtiva. Pelo menos espero que assim seja recebida.

2 comentários:

  1. Fala Xtian! Achei totalmente DEMAIS a observação sobre as palestras que você considerou decepcionantes. Isso nos faz pensar e analisar bem toda a informação que nos é oferecida.
    Afinal, um CONTRAEXEMPLO é também um aprendizado. Nem tudo são flores, e admitir e sinalizar isto sobre o FISL é admirável. Acho que da forma que você colocou acabou colaborando MUITO pras próximas apresentações de cada um dos palestrantes e também pra organização do evento.

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Igor! Obrigado pelo incentivo. A idéia de tornar pública esta análise era justamente "dar um toque" nos palestrantes e na organização do evento.

    ResponderExcluir