A questão da quantidade de processos do ITIL é realmente uma questão boba, mas que é recorrente, e por isso me inspirei no texto da Global Knowledge Trainning para trazer a lista oficial de processos, já contemplando os novos nomes da atualização do ITIL ocorrida em 2011. Vamos a ela!
Estratégia do Serviço
- Gerenciamento de Estratégia para Serviços de TI
- Gerenciamento de Demanda
- Gerenciamento do Portfólio de Serviços
- Gestão do Relacionamento com o Negócio
- Gerenciamento Financeiro para Serviços de TI
- Coordenação do Desenho
- Gerenciamento do Catálogo de Serviços
- Gerenciamento de Nível de Serviço
- Gerenciamento de Fornecedores
- Gerenciamento de Disponibilidade
- Gerenciamento de Capacidade
- Gerenciamento de Continuidade de Serviços de TI
- Gerenciamento de Segurança da Informação
Transição do Serviço
- Planejamento e Suporte à Transição
- Gerenciamento de Configuração e Ativos de Serviço
- Gerenciamento de Mudanças
- Avaliação de Mudanças
- Gerenciamento de Liberação e Implantação
- Validação e Teste de Serviço
- Gerenciamento de Conhecimento
Operação do Serviço
- Gerenciamento de Eventos
- Gerenciamento de Incidentes
- Gerenciamento de Problemas
- Cumprimento de Requisição
- Gerenciamento de Acesso
Melhoria Contínua
- Processo de Melhoria em Sete Etapas
Como podem ver, pouca coisa mudou, especialmente nas fases de Transição, Operação e Melhoria Contínua, que talvez sejam as mais "bem resolvidas", diferentemente das fases de Estratégia e Desenho, das quais a maioria das empresas sequer vislumbrou a possibilidade de implementar processos.
Obs: como ainda não há uma tradução oficial dos livros disponível, os termos abaixo podem não coincidir com os oficiais, quando houverem.
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