Bom, a Microsoft querendo empurrar algo "padrão" é difícil de engolir, mas se o Google aderiu, aí eu acredito!
OK, você diz que vai pegar, mas o que você acha disso?
Eu acho que isso é mais um passo em direção ao BIG BROTHER tecnológico total. Daqui a pouco a cena vai ser a seguinte: eu fico em casa, e o supermercado já traz as compras semanalmente porque JÁ SABE o que eu preciso e as marcas que eu prefiro. Vão trazer também absorventes porque já sabem que minha esposa tá no período, e cervejas porque sabem que esse fim de semana tem a final da Fórmula 1 na TV. Depois eu chego no cinema e a atendente já vai me dar o ingresso pro filme que ela já sabe que eu quero ver, e pelo preço adequado pois já sabe se eu tenho ou não direito a meia-entrada.
Ao entrar num e-shop, alguns itens já estarão no carrinho de compras, e com meu OpenId basta um clique pra confirmar e fazer o checkout. :D
Eu acho que você leu aquele e-mail do cara que liga pra pedir pizza e a atendente sabe a vida dele toda. Você tem razão, caminhamos para uma integração perigosa, onde as empresas vão passar a compartilhar, de maneira "escancarada", informações sobre todos nós. Acho que o OpenID não é o culpado, pois ele apenas permite que eu utilize os dados que eu mesmo cedi a uma empresa, através do cadastro nos seus serviços, para acessar os serviços de outras, admitindo, talvez implicitamente, o compartilhamento de informações. Assim, entendo que pra nós não muda muita coisa, pois continuamos com a responsabilidade sobre os dados que fornecemos à empresas, e devemos agora ser ainda mais cuidadosos, já que o compartilhamento dos dados tende a se tornar implícito, ou automático, com a idéia de serviços cada vez mais integrados.
OK, mas os dados mais importantes nem são os dados pessoais estáticos (RG, CPF, endereço, email etc), e sim os dados de COMPORTAMENTO. Neste sentido, o OpenID abre sim a possibilidade de isso acontecer com mais frequência! Num tipo de "acordo de cavalheiros", agora o Yahoo, Microsoft, Google e outros tantos têm acesso a info sobre nosso modo de "clicar"!
Bom, a Microsoft querendo empurrar algo "padrão" é difícil de engolir, mas se o Google aderiu, aí eu acredito!
ResponderExcluirOK, você diz que vai pegar, mas o que você acha disso?
Eu acho que isso é mais um passo em direção ao BIG BROTHER tecnológico total. Daqui a pouco a cena vai ser a seguinte: eu fico em casa, e o supermercado já traz as compras semanalmente porque JÁ SABE o que eu preciso e as marcas que eu prefiro. Vão trazer também absorventes porque já sabem que minha esposa tá no período, e cervejas porque sabem que esse fim de semana tem a final da Fórmula 1 na TV.
Depois eu chego no cinema e a atendente já vai me dar o ingresso pro filme que ela já sabe que eu quero ver, e pelo preço adequado pois já sabe se eu tenho ou não direito a meia-entrada.
Ao entrar num e-shop, alguns itens já estarão no carrinho de compras, e com meu OpenId basta um clique pra confirmar e fazer o checkout. :D
Abraço!
Eu acho que você leu aquele e-mail do cara que liga pra pedir pizza e a atendente sabe a vida dele toda.
ResponderExcluirVocê tem razão, caminhamos para uma integração perigosa, onde as empresas vão passar a compartilhar, de maneira "escancarada", informações sobre todos nós. Acho que o OpenID não é o culpado, pois ele apenas permite que eu utilize os dados que eu mesmo cedi a uma empresa, através do cadastro nos seus serviços, para acessar os serviços de outras, admitindo, talvez implicitamente, o compartilhamento de informações.
Assim, entendo que pra nós não muda muita coisa, pois continuamos com a responsabilidade sobre os dados que fornecemos à empresas, e devemos agora ser ainda mais cuidadosos, já que o compartilhamento dos dados tende a se tornar implícito, ou automático, com a idéia de serviços cada vez mais integrados.
Fala Christian!
ResponderExcluirOK, mas os dados mais importantes nem são os dados pessoais estáticos (RG, CPF, endereço, email etc), e sim os dados de COMPORTAMENTO. Neste sentido, o OpenID abre sim a possibilidade de isso acontecer com mais frequência! Num tipo de "acordo de cavalheiros", agora o Yahoo, Microsoft, Google e outros tantos têm acesso a info sobre nosso modo de "clicar"!