sexta-feira, 21 de novembro de 2008

9 soluções baseadas em Software Livre para usar em seus projetos de Governança de TI com ITIL

Imagem:Tux.svg

Update: não deixe de conferir a atualização deste levantamento.

Há tempos acompanho discussões sobre ferramentas que possam apoiar a implementação do ITIL, e recentemente fiz algumas pesquisas buscando opções baseadas em código aberto, e compartilho aqui os resultados. Não pude ainda testar as ferramentas, apenas dar uma olhada nas características de cada uma e, com base nisso, fiquei inclinado a testar o OTRS::ITSM, que já havia mencionado aqui no blog, e que me pareceu mais consistente e abrangente, incorporando os processos de Gestão de Incidentes, Problemas e Configuração, incluindo um CMDB integrado e "pitadas" de SLM.

A seguir relaciono as outras ferramentas encontradas.

GMF - este projeto se propõe a oferecer basicamente as mesmas funcionalidades do OTRS:ITSM, e o que me fez optar pelo outro foi a complexidade do processo de instalação e configuração do produto, o que, para mim, é sinal de que a ferramenta talvez não tenha a maturidade necessária para que possa ser
utilizada em produção.

OneCMDB - como o próprio nome sugere, o objetivo desta ferramenta é manter as informações sobre os itens de configuração do ambiente, sendo o repositório de informações sobre eles para apoiar a Gestão de Configuração. A ferramenta é recente, e promete facilitar a criação do modelo de dados do CMDB, e ainda populá-lo automaticamente com dados a partir de uma integração com o Nagios.

ITIL Service Desk Top - este produto oferece Gestão de Incidentes e Configuração, e me pareceu muito incipiente ainda.

I document IT- esta ferramenta tem foco no processo de documentação das mudanças no ambiente de TI e no seu planejamento.

Além das soluções acima, com foco "explícito" nos processos do ITIL, existem outras soluções de código aberto que oferecem recursos que podem ser, através de um esforço de ajuste interno por parte das empresas que as utilizam, adaptadas para se tornarem "aderentes ao ITIL", ao menos parcialmente. Algumas destas soluções são relacionadas a seguir.

Trellis Desk - oferece um conjunto interessante de recursos para gerenciamento de solicitações de usuários, e, em razão disso, acredito que poderia ser adaptada de modo a prover, ainda que parcialmente, vários dos processos previstos pelo ITIL.

OneOrZero - outra solução que oferece um conjunto razoável de funcionalidades, e que poderia ser adaptada com base nas recomendações do ITIL.

Ocomon - é uma solução bastante utilizada, desenvolvida no Brasil e que oferece um inventário integrado (CMDB ?), além de diversos relatórios (SLM ?) úteis para o acompanhamento do desempenho dos serviços de TI no atendimento a solicitações (Incidentes, Problemas, Mudanças ?).

GLPI - na mesma linha do Ocomon, oferece um sistema de atendimento a solicitações de usuário integrado com uma ferramenta de inventário (OCS é sugerido). Destaque para o suporte a 22 idiomas e análise de TCO do parque inventariado.

Espero que as informações sejam úteis para quem busca ferramentas para apoiar a implantação das boas práticas recomendadas pelo ITIL, lembrando que esta lista não é (nem de longe) exaustiva, e se baseia na análise das informações fornecidas no site das ferramentas, sendo portanto apenas o ponto de partida para uma análise mais detalhada das soluções.

Core i7 tem melhor desempenho com 3 pentes de memória

O Clube do Hardware informa que o novo processador Core i7 da Intel tem um controlador que acessa 3 módulos de memória simultaneamente, e por isso é recomendado instalar 3 pentes de memória para otimizar o desempenho. De acordo com o boletim, a Corsair fez um teste que mostrou que uma máquina com 6 GB de RAM era até 3 vezes mais rápida em relação a uma configuração com 3 GB de RAM. Em ambos os casos foram usados 3 pentes, de 1 GB e 2 GB respectivamente.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Clube do Hardware informa: Especificação USB 3.0 finalizada

Recebi o boletim do Clube do Hardware com a informação de que a especificação USB 3.0 foi finalizada. Confiram os detalhes abaixo:

Especificação USB 3.0 Finalizada


O USB 3.0 Promoter Group (grupo formado pela Intel, Microsoft, HP, NXP

Semiconductors, NEC e Texas Instruments) anunciou a conclusão da

especificação USB 3.0. Com isso os fabricantes de hardware já podem

implementar esta tecnologia no desenvolvimento de novos produtos. A

tecnologia USB 3.0 possui uma taxa de transferência de 5 Gb/s, que é mais

de dez vezes maior do que a taxa do USB 2.0 (480 Mb/s), lançado em abril

de 2000. A primeira versão da tecnologia USB foi lançada em 1996 com uma

taxa de transferência de 1,5 Mb/s. Em 1998 foi lançado a tecnologia USB

1.1, com taxa de transferência de 12 Mb/s.


A tecnologia USB 3.0 tem compatibilidade retroativa com as demais versões,

o que significa que dispositivos USB 2.0 poderão ser instalados em portas

USB 3.0. Os primeiros produtos compatíveis com a tecnologia USB 3.0

deverão chegar ao mercado em meados de 2009 e início de 2010.


Para mais informações acesse:
http://www.usb.org/press/USB-IF_Press_Releases/2008_11_17_USB_IF.pdf

sábado, 15 de novembro de 2008

OffBeat Guides, seu guia de viagem na Internet


O serviço Offbeat Guides monta, a partir da origem e destino da sua viagem, datas e alguns outros dados, um guia de viagem com informações úteis sobre lugares para comer, beber, visitar, e ainda como chegar/sair, onde se hospedar, dicas para trabalhar, aprender e falar, e mais. Um serviço muito interessante, sem dúvida. Confira um exemplo aqui! Via Meio Bit.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Intel lança aparelho para monitorar saúde







Intel's Health Guide

A Intel está desenvolvendo um aparelho que pode surpreender pelo foco da sua utilização: o monitoramento da saúde de pessoas doentes. O aparelho, que possui LCD de 10 polegadas, webcam e tela sensível ao toque, necessita de uma conexão banda larga, através da qual se conectará a uma rede de serviços médicos que está sendo desenvolvida em parceria com empresas de saúde como Aetna. O Health Guide, nome dado ao dispositivo, visa facilitar a comunicação entre paciente e profissionais da saúde, e ainda fornecer informações para viabilizar o monitoramento remoto de doenças como diabetes e outras com sintomas crônicos, sem a necessidade de visitas constantes ao consultório. Via PC Magazine.

Ferramenta que quebra segurança WPA será lançada semana que vem

Pesquisadores da Universidade de Darmstadt, na Alemanha, quebrou a segurança do WPA (Wi-Fi Protected Access), mecanismo de segurança muito utilizado em roteadores sem fio e que consiste numa evolução do já reconhecidamente inseguro WEP (Wireless Encryption Protocol).
A técnica utilizada para burlar o mecanismo de segurança se baseia numa fraqueza do protocolo TKIP (Temporal Key Integrity Protocol), que troca a chave de criptografia entre clientes e access point em intervalos regulares, de modo que é possível enviar pacotes para os clientes "em nome" do AP.
A ferramenta desenvolvida pelos pesquisadores será apresentada na PacSec, que ocorre esta semana em Tóquio. Os pesquisadores informaram ainda que, para evitar que a ferramenta seja efetiva, é necessário alterar o algoritmo de criptografia para AES, ou utilizar um equipamento com suporte a WPA2. Via PC Magazine.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Excelente texto sobre ITIL

Soube deste texto através do grupo ITSM_BR, onde o palestrante, Adolpho de Hollanda Chacon Neto, disponibilizou o conteúdo de uma palestra feita num evento da IplanRio, e a leitura é muitíssimo interessante.
O texto tem pitadas de humor e faz paralelo com atividades do cotidiano, mostrando que aplicamos o ITIL todos os dias, sem perceber. É uma visão que desmistifica esta coisa de "melhores práticas" e deixa claro que, quando adotamos padrões de qualidade que melhoram a forma como trabalhamos, estamos aplicando ITIL, ou outras recomendações reconhecidamente úteis.
Vale muito a pena a leitura. Confiram!

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Exercício de futurologia na PC World

http://images.pcworld.com/news/graphics/152683-2612p088-1b.jpg
A PC World relaciona 15 tecnologias que vão mudar "tudo". TVs que respondem a gestos, novas tecnologias para fabricação de chips, processadores com até 32 núcleos, USB 3.0, transmissão de energia pelo ar, geolocalização e outras tecnologias são descritas, e revelam que o futuro "já é". Uma leitura muito interessante.

domingo, 2 de novembro de 2008

OpenID do Google não é padrão

De acordo com o blog Neosmart, o "padrão" que o Google implementou e disse que era OpenID não está de acordo com a especificação. O anúncio teria sido feito para não "perder o bonde", já que Microsoft e Yahoo anunciaram recentemente que suportam a tecnologia. Confira os detalhes.

Como definir seu catálogo de serviços com base no ITIL


Receba nosso boletim semanal!
Tecnologia que Interessa!

O blog Service Catalogs dá dicas que ajudam na hora de mapear e definir as ofertas de serviços de TI. Ser cuidadoso com o nome, pedir ajuda aos clientes na sua definição e pensar no negócio antes, e depois na TI, são algumas delas. Confira o artigo.

E, depois de montar seu catálogo, confira este outro artigo e descubra se o catálogo está mais para inventário de geladeira, lista de preços, receita ou descrição de resultados e experiência.