A palestra do Felipe Plets e Matias Schertel começou com uma dinâmica de palmas pra acordar e animar o pessoal, afinal era meio dia. Depois eles deixaram claro que não iriam explicar os detalhes das metodologias ágeis e Design Thinking, mas sim explorar as vantagens de utilizar estas metodologias e os ganhos obtidos. Fizeram então um apanhado histórico, passando pelo modelo cascata (requisitos, análise, projeto, implementação, teste, manutenção), seus problemas (atrasos, custos acima do previsto, qualidade abaixo do previsto, funcionalidades desnecessárias, altereções de requisitos), e as soluções (SCRUM, XP, Manifesto Ági).
Agile tem a ver com adaptar cedo a mudanças. Práticas para produção de software de forma iterativa, valorizando pessoas, software funcional, colaboração, resposta rápida. Algumas práticas conhecidas: Lean, SCRUM, XP, Kanban, FDD - Feature Driven Development, AUP - Agile Unified Process, etc. Através da citação "A medida da inteligência é a habilidade pra se adaptar" - Einstein, deixaram claro que adaptação a mudanças é fundamental.
Métodos Ágeis não são caos, não é falta de documentação, planejamento, requisitos. Não é "não ter", é "ter o mínimo necessário".
Design Thinking tem a ver com atender as necessidades do usuário. Origem na indústria, focado em produto, adaptado recentemente para software. Centrado nos usuários, empatia e criatividade. Foco em inovação: viabilidade, desejo, exequibilidade.
Pilares: pessoas (equipes multidisciplinares), ambiente (adaptável às pessoas, não o contrário), processos (estruturados e definidos).
Etapas - Entender, Observar, Ponto de vista, Conceber, Prototipar, Validar. Alternação entre divergência e convergência, ou seja, inicialmente as pessoas são "livres" para pensar e "viajar", mas depois é necessário convergir para um entendimento do resultado desejado.
Entregar o melhor (Design Thinking) da melhor forma (Métodos Ágeis). São técnicas complementares.
A palestra está disponível em http://hemingway.softwarelivre.org/fisl14/high/41e/sala41e-high-201307051201.ogg.
Nenhum comentário:
Postar um comentário