A palestra foi apresentada pelo pessoal da PROCERGS. Eles explicaram que o JBoss está permitindo substituir um sistema legado, através de um portal que atende a cerca de 2580 escolas, 1 milhão de alunos, com volume de 10 milhões de transações por mês, 6 mil acessos simultâneos (80 mil no total), além de expectativa de 1 TB de dados em SGBD e mais 300 GB em sistema de arquivos.
Desafios: volume, padronização dos dados, manter o nível de funcionalidade das aplicações desktop que o usuário estava acostumado, gerenciamento de recursos (AJAX, etc), controles de segurança. Eles mostraram como foram portadas funcionalidades do sistema desktop para a web, algumas delas com bastante dificuldade.
A arquitetura da aplicação utiliza o padrão Java EE 5 (a PROCERGS está começando a usar a versão 6), e inclui tecnologias como JPA 2.0 (EclipseLink), EJB 3.0, JSF 1.2/RichFaces 3.3.3 e JasperReports.
Indicaram várias ferramentas que usam, entre elas Apache Maven (apresenta muitos recursos interessantes para build de aplicações), Jenkins (integração contínua, deploy no servidor de desenvolvimento e testes unitários), javamelody (monitoramento de recursos - cpu, memória, EJBs mais acessados, etc).
Próximos passos: incorporar recursos do Java EE 6, CDI, JSF 2.1, EJB 3.1 e Bean Validation.
Infraestrutura dos servidores de aplicação: Domain Controller + RHQ-Agent + num servidor, e RHQ-Server + RHQ-Agent + Host-controler noutro. Ferramenta de monitoramento JON (RHQ), integração com LDAP, controle de acesso de usuários através de roles/papéis mapeáveis no LDAP, além de suporte a API REST.
A palestra foi gravada e está disponível em http://hemingway.softwarelivre.org/fisl14/high/41f/sala41f-high-201307051059.ogg.
Nenhum comentário:
Postar um comentário