O Fabrício (@fczuardi) falou sobre a filosofia dos sistemas da Mozilla e Canonical, seguindo a linha de convergência de sistemas adotados nos vários dispositivos móveis, mantendo as mesmas características, interface, metáforas, etc. Além disso, destacou a idéia de manter os sistemas dos dispositivos móveis aberta, como a web.
Destacou citações da Canonical sobre os superfones e da Mozilla sobre o uso de HTML5 e tecnologias abertas. Depois discutiu a questão da falta de liberdade de algumas plataformas do mercado, e então apresentou a interface do FirefoxOS e Ubuntu Touch.
Ele descreveu então os meios para desenvolvimento de aplicativos para os sistemas, destacando que a Mozilla está "batendo forte" na questão do HTML5, sendo este o único meio para desenvolver apps para o FirefoxOS, enquanto o Ubuntu Touch suporta apps desenvolvidas em QT também. Descreveu também as APIs, que no caso do FirefoxOS permitem acesso através de HTML5 a todo tipo de recurso do smartphone/tablet. Isto significa que a Mozilla está especificando diversas APIs que irão permitir em breve acesso através da web a recursos que hoje são limitados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário